Mentes Mecânicas: projeto do Câmpus Lages é destaque em congresso nacional de educação

EVENTOS Data de Publicação: 11 set 2025 14:33 Data de Atualização: 12 set 2025 10:28

Na última semana, a professora Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus e a estudante Camila da Silva Carra, do curso de Engenharia Mecânica, participaram do 12ºCongresso Nacional de Educação – Educere, realizado em Curitiba, para apresentar o projeto Mentes Mecânicas. O trabalho consiste em um jogo de tabuleiro criado por Camila, com o objetivo de valorizar as contribuições das mulheres para a ciência e a tecnologia, além de incentivar a participação de meninas e mulheres nos cursos de engenharia.

A proposta nasceu em sala de aula, durante a disciplina de Comunicação e Expressão ministrada por Paula Clarice. Na época, Camila era a única mulher da turma e transformou essa vivência em reflexão para a construção do projeto. “Como eu era a única mulher na turma, a professora me estimulou a abordar a presença feminina na Engenharia Mecânica. Unindo minha experiência no Magistério e o gosto por jogos de tabuleiro, decidi desenvolver um jogo sobre mulheres inventoras na Steam (Ciência,Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)”, explica a estudante.

O jogo busca ampliar a participação feminina na ciência e tecnologia, apresentando histórias de diversas pesquisadoras. A ideia é mostrar que a genialidade não tem relação com gênero e oferecer modelos de referência que inspirem futuras gerações. Para Camila, a participação no Educare foi uma experiência marcante. “Cada projeto, independentemente da complexidade, promove curiosidade e instiga os participantes a pesquisarem mais sobre o tema, questionando seus conhecimentos antes e depois da experiência”, destaca.

O trabalho também recebeu grande interesse no congresso. “A atividade no evento foi muito proveitosa e o projeto foi muito bem recebido”, comenta a professora Paula. O material será disponibilizado integralmente ao final do projeto, permitindo que outras instituições possam imprimir e aplicar o jogo em seus espaços educativos.

Além de Paula Clarice e Camila, a equipe conta com a professora Natália Madalena Boelter e teve, na concepção inicial, a colaboração da professora Vilma Karsburg, atualmente afastada para o doutorado.

EVENTOS ENSINO CÂMPUS LAGES