Mestrados em Proteção Radiológica e em Clima e Ambiente realizam aulas inaugurais

MESTRADO Data de Publicação: 02 mar 2023 19:12 Data de Atualização: 02 mar 2023 19:25

O Mestrado em Proteção Radiológica e o Mestrado em Clima e Ambiente do Câmpus Florianópolis realizaram nesta quinta-feira (2) suas aulas inaugurais. O primeiro reuniu seus estudantes no auditório, no turno da tarde, e o outro, aconteceu pela manhã, ambos com o objetivo principal de apresentar seus professores, as características, trajetórias, requisitos, espaços e laboratórios, além dos grupos e linhas de pesquisa dos cursos. 

O Mestrado em Clima e Ambiente promoveu ainda a palestra “Ondas de calor e atividade laboral”, ministrada por Daniel Pires Bitencourt, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Segundo Daniel, sob a ótica do Ministério do Trabalho, como o estudo e o mapeamento de ondas de calor e de zonas térmicas influenciam na saúde ocupacional de trabalhadores, e o que o Ministério tem de ações e inovações para atuar nesse segmento. 

Para o coordenador do Mestrado em Clima e Ambiente, Thiago Pereira Alves, a palestra foi muito útil pelo fato do curso exigir dos seus alunos a apresentação de algum produto técnico e tecnológico. “Ou seja, algo que retorne de forma mais direta para a sociedade. Isso mostra para nossos estudantes quais são as possibilidades, onde eles podem colocar em prática seus achados científicos”, destaca ele. “Nosso objetivo é proporcionar ao aluno que procura o Mestrado Profissional traga uma demanda do seu setor produtivo e possa propor uma solução, de forma que ele possa ter um incremento de qualificação profissional, tornando-se mais atrativo e competitivo ao mercado de trabalho”, complementa Thiago. 

O coordenador destaca a heterogeneidade dos estudantes do curso. “Nós temos basicamente 50% de estudantes que atuam na iniciativa privada e outros 50% na rede pública, além disso são de múltiplas áreas, ou seja, temos estudantes que são engenheiros mecânicos, graduados em Arquitetura, engenharia civil e ambiental. São múltiplas áreas que convergem para uma temática que cada vez mais é contemporânea e presente em nosso cotidiano”. 

Para Alves, o Programa de Mestrado do Câmpus está em sintonia com o que se demanda hoje no meio acadêmico, no profissional e na sociedade como uma necessidade de produzir e propor soluções para problemas globais. “Isso qualifica e coloca o IFSC como protagonista frente aos enfrentamentos e às problemáticas que se apresentam”, conclui. 

Ambos os cursos de Mestrado são programas novos, e de acordo com avaliação da Capes, divulgada no final de 2022, estão com conceito 3 (Proteção Radiológica) e 4 (Clima e Ambiente).
 

MESTRADO ENSINO