NAE do Câmpus Garopaba promove roda de conversa sobre educação inclusiva

EVENTOS Data de Publicação: 27 set 2022 16:52 Data de Atualização: 27 set 2022 17:01

Para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Coordenadoria do Núcleo de Acessibilidade Educacional do Câmpus Garopaba do IFSC promoveu no dia 21 de setembro a roda de conversa sobre o tema “Educação Inclusiva: desafios, barreiras e tópicos emergentes”.

A atividade foi coordenada pelo doutor em Ciências do Movimento Humano, professor Thiago Luis da Silva Castro, que também é pesquisador do Laboratório de Atividade Motora Adaptada - Labama, Técnico nível ll do Comitê Paralímpico Brasileiro e Level 1 - Anthropometrist International Society for the Advancement of Kinanthropometry - ISAK.

Também participaram do evento o surfista Paulo Renato Bottaro Loreto, vice-campeão brasileiro na seletiva da Confederação Brasileira de Surf Adaptado, modalidade Parasurf Prone 1 Masculino (surfistas que surfam deitados de bruços e não precisam de ajuda para remar na onda ou voltar em segurança para sua prancha) e o treinador de surfe Sérgio Israel dos Santos França, graduado em Surf e Performance pela Universidade Lusófona do Porto - Lisboa/Portugal.

A coordenadora da CNAE Luciane Cristina Stein destacou que a roda de conversa foi intensa, com diversas trocas de experiência, curiosidades e dúvidas. O professor Thiago abordou conceitos fundamentais sobre deficiência, legislação e acessibilidade educacional e prática de como devemos proceder na relação e no auxílio de pessoas com deficiência. Também colocou em questão o que é considerado ser “normal”.

O surfista Renato compartilhou sua história, suas dificuldades e os apoios que recebeu durante sua trajetória e que recebe, no momento, do treinador de surfe Israel da Pura Vida Escola de Surf, localizada na Praia do Ouvidor em Garopaba. Narrativas de determinação, coragem, superação e técnica de surfe adaptado. 

A CNAE no Câmpus Garopaba

Em maio de 2022, o IFSC constituiu um novo setor em todos os câmpus, a Coordenadoria do Núcleo de Acessibilidade Educacional. A CNAE atende, especificamente, estudantes com impedimentos de longo prazo, de natureza física, intelectual ou sensorial, ou seja, aqueles que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade, também, estudantes do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

No IFSC Câmpus Garopaba, em junho, assumiu a coordenação do setor a assistente de alunos Luciane Cristina Stein. Junto com a coordenação, trabalha a Comissão do NAE, já existente por quatro anos, e composta, atualmente, pelos servidores Silvia Maria da Silva (pedagoga), Carlos Guilherme Cristelli Soares (psicólogo), Alessandra Santos Solé (docente) e Kléber Carlack Martins da Silva (técnico em Educação Especial). O evento do dia 21 foi o primeiro realizado pela Coordenadoria, que desenvolverá novas atividades para a comunidade acadêmica em breve.

EVENTOS NEWS