Neabi do Rau participa de atividade vinculada a práticas de diversidade étnico-racial na educação

EVENTOS Data de Publicação: 25 mai 2023 10:22 Data de Atualização: 25 mai 2023 14:11

Integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau participaram, neste mês, do lançamento do livro “Retintas: Quando os Pretos e Pretas Tiram os Poemas das Gavetas. O que acontece?”. A atividade ocorreu na Escola de Educação Básica Prof. Lino Floriani, no bairro Santo Antônio, e contou com a presença do secretário de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), Márcio José Pereira de Souza, e da representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Jaraguá do Sul, Vera Lúcia Freitas.

Para o coordenador do Neabi do Rau, Marcelo Silva de Jesus, o evento foi de grande aprendizado. “As falas iniciais do prof. Márcio a respeito do racismo no Brasil foram importantes para compreender ainda mais o modo como esse sistema promoveu e tem promovido a exclusão e inferiorização do negro na nossa sociedade, a maneira como as contribuições científicas e tecnológicas de nossos ancestrais foram roubadas, apagadas e invisibilizadas ao longo da história e a importância de assumirmos o compromisso de resgatar a história e a cultura dos povos negros”, explica.

No lançamento do livro, o Neabi do Rau foi representado pelo coordenador e pela pedagoga Jussete Wittkowski. Ainda segundo Marcelo, a atividade foi realizada sob a perspectiva das práticas de diversidade étnico-racial na educação, conforme leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e resolução 004/2022 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC).

O convite para a participação do Neabi do Rau no lançamento da obra foi realizado pela coordenadora pedagógica da escola, Laura Aparecida Pires Silveira.

EVENTOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU