Nota de falecimento: Padre Pedro Adolino Martendal

NOTA OFICIAL Data de Publicação: 13 nov 2023 08:25 Data de Atualização: 13 nov 2023 11:53

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Padre Pedro Adolino Martendal, ex-professor do IFSC (à época, Escola Técnica Federal de Santa Catarina) e vigário paroquial na Catedral Metropolitana de Florianópolis desde 2008. Padre Pedro também era tio da servidora Luciana Martendal, da Coordenadoria Pedagógica do Câmpus Florianópolis, a quem, representando todos os familiares, damos nossas condolências.

O velório será a partir das 8h30 na Catedral, no centro de Florianópolis, com celebração de uma missa às 10h. Em seguida o corpo será transladado para a Igreja Matriz da Paróquia São João Evangelista, no centro de Biguaçu, cidade natal do Padre Pedro. A missa de exéquias será às 16h e, em seguida, o sepultamento no Cemitério São João Evangelista, no bairro Fundos.

BIOGRAFIA

Pedro Adolino Martendal nasceu na cidade de Biguaçu, na Grande Florianópolis, em 16 de julho de 1939. Sua ordenação presbiteral foi dia 4 de julho de 1965.

Seu primeiro trabalho pastoral foi o de coadjutor da Paróquia Nossa Senhora do Desterro – Catedral de Florianópolis de 1966 a 1992, quado assumiu o encargo de Diretor Espiritual do Seminário de Teologia. Atuou como professor de religião na então Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC) de 1973 até sua aposentadoria em 1996. Em 1993 foi designado Vigário Paroquial da Paróquia São João Evangelista, Biguaçu. No mesmo ano assumiu como confessor adjunto do Carmelo Cristo Redentor, Picadas do Sul, em São José.

Foi chamado a ser Diretor Espiritual do Comissio da Legião de Maria que compreende a Grande Florianópolis e, desde 2008, é Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Desterro. Desde 2010 é o Diretor Espiritual no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, no Propedêutico Mons. Valentim Loch e no Teológico Convívio Emaús.

Entre as atividades que realizou estão a criação e acompanhamento do Movimento Pólen, que celebrou 50 anos em 2021, e da Comunidade Mãe Peregrina.

NOTA OFICIAL CÂMPUS FLORIANÓPOLIS