Nota oficial: ações contra a violência nas escolas

NOTA OFICIAL Data de Publicação: 13 abr 2023 13:07 Data de Atualização: 28 abr 2023 20:29

Como espaço de educação, o IFSC vem trabalhando pela conscientização da comunidade acadêmica antes mesmo da tragédia da semana passada e essas ações estão sendo reforçadas, tanto local quanto estadualmente.

Uma parte importante disso é o cuidado nas informações e averiguação de supostas ameaças. Infelizmente, oportunistas têm aproveitado o momento de apreensão geral para espalhar boatos e causar pânico entre estudantes e pais, em diversas escolas.

Por isso, solicitamos a todas as pessoas que evitem espalhar informações não confirmadas. Caso a família ou estudante receba mensagens informando alguma suposta ação criminosa, informe a instituição, via Ouvidoria, e a polícia (telefone 190) e o portal Escola Segura, conforme orientação do Ministério da Justiça (ver abaixo).

De toda forma, estamos nos organizando para melhorar ainda mais o enfrentamento à violência escolar. Além de aumentar o controle nas entradas e reforçar orientações aos vigilantes, também nos encontramos com as forças de segurança locais, solicitando o reforço nas rondas nas imediações dos câmpus.

Conforme orientado pelas autoridades responsáveis, o IFSC tem procurado não promover o sensacionalismo, nem qualquer tipo de movimento que enalteça a violência. Também conforme orientação, não serão divulgados dados relativos à vigilância e sistemas de segurança das unidades.

 

13 de abril de 2023.

Instituto Federal de Santa Catarina

 

Confira as orientações do Ministério da Justiça:

Estão circulando em grupos e redes vídeos, áudios e textos com ameaças de ataques a escolas. Não divulguem nem compartilhem!

O objetivo de quem cria esses boatos é causar medo, pânico, caos.

Quando receber essas ameaças de ataque, enviem para as autoridades de segurança:

Se a postagem tiver informações exatas, como cidade/escola do suposto ataque, ligue para o 190 e forneça para a autoridade local o maior número de informações possíveis.

Se a postagem não trouxer essas informações, não adianta acionar a autoridade local, pois a suposta ameaça pode ser de qualquer lugar do país. Assim como não adianta ligar na escola onde seu/sua filho/a estuda, se a ameaça não é específica em relação a este local.

Se a postagem estiver ativa em alguma rede social, obtenha o link para encaminhar a denúncia para o Ministério da Justiça , que criou um canal de denúncias e está monitorando os casos: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura

Procure informações específicas e confiáveis, com a polícia local ou com a Secretaria de Educação regional, ou com a Direção da escola. Divulgue a informação correta, principalmente se as ameaças já foram oficialmente descartadas, para colocar fim ao pânico geral.

Não envolva as crianças nesse processo de averiguação das informações e de denúncia. Procure distraí-las com outra atividade. Elas não têm maturidade emocional para lidar com boatos dessa natureza.

MANTENHAM A CALMA e ajam com cautela.

 

 

 

NOTA OFICIAL