Nota Oficial: Desbloqueio de orçamento e liberação de financeiro no IFSC

NOTA OFICIAL Data de Publicação: 20 dez 2022 10:32 Data de Atualização: 09 jan 2023 18:49

A Portaria nº 10.680, publicada pelo Ministério da Economia na última sexta-feira, 16 de dezembro, libera recursos financeiros e desbloqueia o orçamento das instituições federais de ensino. É mais um capítulo na sequência de cortes de valores importantes e liberações parciais que vivemos nos últimos meses.

Nesse novo cenário, o IFSC poderá realizar empenhos novamente, ou seja, realizar novas despesas que permitirão dar continuidade às ações da instituição em 2022. Além disso, recebemos aproximadamente R$ 6 milhões em financeiro, para o pagamento das despesas já realizadas até a primeira quinzena de dezembro e que estavam pendentes em função dos cortes. 

Apesar dessa liberação, que permitirá encerrarmos o ano, esse tipo de bloqueio impacta diretamente no planejamento da instituição, fazendo com que algumas ações deixem de ser realizadas ou precisem ser replanejadas, demandando esforços que poderiam ser direcionados para outras atividades essenciais da instituição. 

O atraso de quase um mês no pagamento dos fornecedores resulta em problemas como a paralisação de serviços terceirizados e obras. Essa situação tem impacto especialmente nas pequenas empresas prestadoras de serviços para órgãos públicos, que sofrem as consequências dos cortes orçamentários de forma direta. Além disso, também há avisos de casos de cortes de água e energia elétrica em algumas das nossas unidades. 

Nossa expectativa enquanto gestores é que não ocorram novos cortes e bloqueios até o final do ano, para que possamos concluir o planejamento orçamentário e financeiro da instituição com tranquilidade.

Instituto Federal de Santa Catarina

NOTA OFICIAL