Nota oficial: nota de pesar pelo assassinato da professora Elisabeth Tenreiro

NOTA OFICIAL Data de Publicação: 28 mar 2023 14:13 Data de Atualização: 28 mar 2023 14:18

É com profunda tristeza e indignação que o Instituto Federal de Santa Catarina se coloca frente ao assassinato da professora Elisabeth Tenreiro, ocorrido ontem (27/03/2023), dentro de sua sala de aula, na Escola Estadual Thomazia Montoro,  na cidade de São Paulo. Repudiamos toda forma de violência, mas quando esta acontece dentro de sala de aula e atinge uma profissional desta forma, é ainda mais terrível.

Quando uma professora morre de modo violento, todos nós da Educação morremos um pouco também. Quando a violência vem por parte de um estudante, a dor é sentida por todos nós. Em que pesem as individualidades e crenças de cada um, não podemos deixar de nos colocar em diferentes pontos de vista, analisando tudo em que o sistema educacional ainda é falho. Por isso, lutamos diariamente por uma educação inclusiva, cidadã e que ensine a conviver com as diversidades bem como buscamos promover os cuidados de saúde mental entre docentes e estudantes.

É preciso que nossas escolas sejam lugar de aprendizado, de ensino, mas também de acolhimento. Precisamos que nossas instituições sejam seguras para professores, professoras e toda a comunidade escolar. Pedimos às autoridades o máximo de cuidado frente a possíveis ameaças e também atenção especial à saúde mental de nossos estudantes.

Que o legado de Elisabeth Tenreiro não seja esquecido. Que sua memória seja honrada através da luta por uma sociedade mais justa, mais acolhedora e mais segura. Solidarizamo-nos com os familiares e amigos da professora e exigimos providências das autoridades responsáveis para que casos como este não se repitam.

 

Florianópolis, 28 de março de 2023

Instituto Federal de Santa Catarina

NOTA OFICIAL