Nota oficial: Santa Catarina terá três novos câmpus de institutos federais

NOTA OFICIAL Data de Publicação: 12 mar 2024 11:54 Data de Atualização: 28 mar 2024 18:37

É com alegria que o Instituto Federal de Santa Catarina recebe a notícia, divulgada em coletiva do Ministério da Educação (MEC) nesta terça (12), de três novos câmpus de institutos federais em Santa Catarina, nas cidades de Campos Novos, Mafra e Tijucas. Em reunião entre IFSC, Instituto Federal Catarinense (IFC) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC durante a tarde, ficou definido que os dois primeiros serão vinculados ao IFC e o IFSC ficará responsável pelo Câmpus Tijucas. 

Não temos o cronograma detalhado da implantação dos câmpus, mas o objetivo é que a oferta de cursos seja discutida em audiências públicas, com participação da comunidade e representantes dos setores produtivos municipais, para atender as necessidades dos arranjos produtivos locais. O IFSC trabalhará intensamente, em conjunto com o MEC, para a consolidação desse projeto da forma mais breve possível. O investimento estimado para construção das  três unidades é de R$ 75 milhões, com 4,2 mil novas vagas.

O objetivo é que esses câmpus atendam prioritariamente a oferta de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Como sempre divulgamos e recentes pesquisas comprovam, o Ensino Técnico é motivo de aumento da cidadania, melhor renda e melhor empregabilidade. Novos câmpus, com foco nos arranjos produtivos locais, com certeza significarão mais qualidade de vida para a população catarinense.

Importante também frisar o anúncio de R$ 1,4 bilhão para a consolidação de unidades dos IFs já existentes, com a construção de refeitórios estudantis, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos. 

 

Instituto Federal de Santa Catarina

NOTA OFICIAL