Nota oficial: sobre a tragédia ocorrida em Blumenau e sobre postagens que expressam conteúdo inapropriado ao momento e à proteção dos direitos humanos

NOTA OFICIAL Data de Publicação: 06 abr 2023 09:35 Data de Atualização: 06 abr 2023 13:35

Prezada comunidade, reforçamos a nota da reitoria do IFSC, expressando nossa profunda tristeza pelo episódio que ocorreu, nesta quarta-feira (5), no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC). Atos como esse são inadmissíveis e ressaltam a importância da educação na construção de pessoas mais solidárias e preocupadas com a  proteção de vida humana.

Também ressaltamos a importância de trabalhos na área da saúde mental e na proteção dos ambientes escolares. Reforçamos o compromisso do Câmpus Gaspar do IFSC nesse sentido.

A respeito de postagens realizadas nas redes sociais que expressam conteúdo inapropriado ao momento e à proteção dos direitos humanos, esclarecemos que todas as providências institucionais já estão sendo tomadas. Tratam-se de jovens em formação, que são responsabilidade de todos nós e precisam ser orientados para compreenderem a necessidade de reformulação de conceitos e atitudes - esta é uma das mais importantes missões da escola.

Solicitamos que conteúdos como esse não sejam reproduzidos, inclusive porque a situação envolve menores de idade e porque não nos cabe reproduzir equívocos ou atos inconsequentes. Nosso papel é transformar pessoas, auxiliá-las a ressignificar e reescrever a prática e não expô-las ao julgamento público. Porque isso pode contribuir para que se estabeleça um rede de equívocos, de ódio e de discursos de violência que constituem crime de cyberbullying.

 

NOTA OFICIAL