Nota oficial: sobre cancelamento de linha de ônibus a partir de 1 de abril

NOTA OFICIAL Data de Publicação: 28 mar 2024 14:32 Data de Atualização: 10 abr 2024 15:40

A direção-geral do Câmpus Gaspar emite nota oficial em que demonstra preocupação com o transporte dos mais de 2.500 estudantes que frequentam a instituição diante do cancelamento, a partir de 01\04, da linha de ônibus 507 Vorstadt que fazia o percurso de Blumenau até o bairro Bela Vista em Gaspar. 

Confira a nota:

Recebemos hoje, com profunda preocupação, comunicado sobre a determinação do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), para cancelamento, a partir de segunda-feira, 01/04, das viagens da Linha 507 Vorstadt, na variante Bela Vista, a qual hoje atende o Câmpus Gaspar do IFSC. Lembramos que hoje o Câmpus Gaspar tem mais de 2500 estudantes matriculados, atendendo a comunidade em inúmeras ações, durante seus três turnos de funcionamento. São cursos de qualificação profissional, línguas, extensão, técnicos integrados e subsequentes, cursos de graduação e especialização, todos gratuitos e de excelente qualidade, ratificada pelos indicadores do Inep/MEC.

Além disso, há 6 anos, o IFSC é eleito o melhor Instituto Federal do país e tem uma oferta robusta de cursos inteiramente gratuitos e focados nos arranjos produtivos locais.
A grande maioria de nossos alunos dos cursos noturnos são trabalhadores, muitos vieram de longe atraídos pela qualidade dos cursos e pela empregabilidade local; nos cursos técnicos, o número de estudantes realizando estágio - sobretudo nas últimas duas fases - é considerável. 

Além disso, o Câmpus foi implantado no Bela Vista para que atendesse toda a microrregião. Na época de sua implantação, tínhamos ônibus integrado ao sistema de transporte público de Blumenau, há cada 15 minutos, perdemos isso em 2016 e, desde lá, temos buscado realizar todas as ações possíveis para que tenhamos de volta essa linha.

Foram sete anos lutando pela volta do transporte integrado e acessível, o que tem implicação direta sobre o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes; afinal, os estudantes que vêm de Blumenau (porque moram ou trabalham lá), precisam pagar duas passagens por dia, descer do ônibus no Terminal da Fonte Luminosa, sair dele para pegar outro ônibus, que circula cheio, atrasado e, muitas vezes, trafega em péssimas condições de manutenção como já denunciado pelo Câmpus aos órgãos públicos, isso faz com que os estudantes cheguem atrasados ou precisem sair mais cedo, perdendo parte das aulas.

Outra solução, igualmente complexa e que trazia inúmeros prejuízos, era andar até Blumenau (por um quilômetro, em vias pouco acessíveis e não adequadas para o tráfego de pedestres), para utilizar o ônibus da Blumob. Isso implicava um risco real para os estudantes, que, muitas vezes, desistiam dos cursos, ou precisavam se adequar a uma rotina de deslocamento difícil e nada acessível, já que as vias não são próprias para o trânsito de pessoas, principalmente pessoas com deficiência.

É nesse contexto, que manifestamos nossa inconformação com a decisão tomada pela Aresc, que prejudica toda a comunidade acadêmica, mas também os municípios como um todo, seu desenvolvimento, suas empresas e empreendimentos e a educação pública.

É também nesse cenário que pedimos acolhimento do Governo do Estado à nossa solicitação de manutenção da linha, em atendimento a um direito básico da população que é o direito de ir e vir com transporte de qualidade e a garantia de acesso à educação.

 

NOTA OFICIAL CÂMPUS GASPAR