Palavras Cruzadas: Curta-metragem que conta com apoio técnico do NPD/SC estreia na próxima semana

ESPECIAL Data de Publicação: 11 out 2023 14:05 Data de Atualização: 11 out 2023 14:14

O Núcleo de Produção Digital (NPD/SC) está ajudando a concretizar a realização do curta-metragem “Palavras Cruzadas”, idealizado e dirigido pela acadêmica do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marthina Baldwin.

O NPD/SC é a meta 43 do Plano Nacional de Cultura e atua desde 2014 com o objetivo de fortalecer o audiovisual estadual, com foco na regionalização da produção, na capacitação conceitual e técnica e na organização do arranjo produtivo audiovisual local. Promovendo principalmente cessão de equipamentos de captação de som e áudio e capacitação gratuita em audiovisual, por meio de oficinas, bem como atuando na difusão cinematográfica. 

Sendo mais acessível que as locadoras de equipamentos, o Núcleo é frequentemente procurado pelos alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual da Grande Florianópolis, de modo que além de “Palavras Cruzadas”, outros dois filmes a serem lançados por alunos de Cinema/UFSC também contam com apoio técnico do NPD/SC: Laila, sob direção de Vitor Siqueira, e Nada Levarei, sob direção de Lucca Fucci. 

O resultado do trabalho conjunto poderá ser visto na próxima terça-feira (17) às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita. São 137 ingressos que começarão a ser distribuídos uma hora antes da exibição. 

O curta-metragem Palavras Cruzadas começou a ser idealizado em 2021, durante a pandemia. Abraça elementos autobiográficos da experiência da diretora com pandemia de Covid-19 e o luto. O filme, segundo Baldwin, acompanha uma senhora que todo dia pela manhã faz as palavras cruzadas. É a partir dessa protagonista que temáticas como a perda, o passar do tempo e o envelhecimento serão trabalhadas. Com um orçamento mantido inteiramente com arrecadação de fundos por vaquinha virtual, Marthina aponta a importância da presença online da conta no Instagram do filme para que os seguidores se motivassem a contribuir com o financiamento coletivo, através de teasers, reels e outras postagens que mantivessem a página ativa. 

Além do apoio do NPD/SC, o filme também contou com o Laboratório de Cinematografia/UFSC, Laboratório de Som/UFSC, Centro Integrado de Cultura e Museu da Imagem e do Som de SC, os dois últimos para sua estreia. 

Para mais informações sobre o Núcleo de Produção Digital ou a estreia do filme “Palavras Cruzadas”, acompanhe-os nas contas do Instagram: @npdsc.ifsc e @palavrascruzadasfilme, respectivamente. 

ESPECIAL