Parceria do IFSC com Ceja capacita jovens e adultos em Chapecó

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 03 mar 2023 22:06 Data de Atualização: 03 mar 2023 22:33

O Câmpus Chapecó do IFSC oferece, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED) cursos de qualificação para estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Chapecó. As aulas começaram em 8 de fevereiro, com 45 alunos matriculados em dois cursos (nas áreas de gestão e de eletromecânica), alternando atividades no câmpus e no Ceja.

Os cursos que estão em andamento serão oferecidos até meados de julho. No próximo semestre, novas turmas serão abertas, podendo atender até 80 estudantes do Ceja. “Pode ser que sejam cursos diferentes os que estamos ofertando agora, a depender da demanda oriunda do Ceja e da possibilidade de oferta do IFSC”, explica o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Chapecó, Giovani Ropelato.

O projeto visa oferecer cursos de qualificação profissional, previstos nos itinerários de educação técnica e profissional da matriz curricular do Ceja. Essa oferta constitui um dos pré-requisitos para a conclusão do ensino médio para os estudantes que optaram pelo itinerário formativo composto de formação técnica e profissional. Os cursos previstos no termo de cooperação para os cursos são das áreas de: informática, metalmecânica, eletroeletrônica e administração.

Os contatos entre o Câmpus Chapecó e o Ceja para estabelecer uma parceria começaram em março de 2021, quando ocorreu a primeira reunião entre representantes das duas instituições. O termo de cooperação técnica foi assinado em setembro de 2022.
​​​​
​​​​​“Sabemos que ainda temos alguns ajustes a fazer e que esses serão necessários ao longo do caminho, mas, mesmo assim, estamos gratos em poder oportunizar ao jovem, adulto e trabalhador novas oportunidades, primando sempre pelo melhor e fazendo-os enxergar que a vida tem novas possibilidades a cada dia e que não podemos nos furtar de tê-las em nossas vidas”, comenta a diretora do Ceja, Daniela Cristina Dal Prá.

“Este processo de troca de saberes tem gerado grande aprendizado para ambos. São duas instituições preocupadas com a oferta de ensino para o público de jovens e adultos e que, através desta parceria, estão oportunizando a estes trabalhadores a possibilidade de, para além do ensino médio e da qualificação profissional, darem continuidade a seus estudos em cursos técnicos subsequentes ou de graduação ofertados pelo IFSC no Câmpus Chapecó”, completa Giovani Ropelato.

 

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ