Permanência e êxito dos estudantes deve ser compromisso de todos

ENSINO Data de Publicação: 19 mai 2023 14:33 Data de Atualização: 24 mai 2023 14:32

O acesso, a permanência e o êxito dos estudantes deve ser permanente e um compromisso de toda a comunidade acadêmica. Com essa premissa, foi lançada nesta quinta-feira (18) a consulta ao “Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC: prevenção e enfrentamento à evasão escolar”, em evento no auditório da Reitoria do IFSC.

O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho constituído para atualização da Política de Permanência e Êxito, vigente desde 2018. A revisão foi coordenada pela Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) e pela CSIPE, coordenadoria criada para dar suporte às ações de enfrentamento à evasão escolar.

Nesta consulta, gestores e servidores dos câmpus e Reitoria poderão contribuir com correções e sugestões à minuta do documento, que será enviada aos câmpus e equipes das pró-reitorias. O prazo para envio de sugestões é 30 de junho. Segundo a coordenadora de Suporte Institucional à Permanência e Êxito (CSIPE), Amanda Fabris Oliveira Radunz, o Grupo de Trabalho terá 30 dias para analisar as informações enviadas e concluir o documento, que será enviado posteriormente ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e ao Conselho Superior (Consup) para apreciação e aprovação. As reuniões nos câmpus para ouvir os servidores já estão sendo realizadas (veja cronograma abaixo).

O reitor Maurício Gariba Júnior destacou que o enfrentamento à evasão escolar é uma das três marcas da atual gestão, assim como a desburocratização e a qualidade de vida dos servidores. Para Gariba, “todos devem estar envolvidos para garantir a permanência e êxito dos estudantes, especialmente em uma escola pública”.

Durante o lançamento da consulta, o pró-reitor de Ensino Adriano Larentes da Silva demonstrou um panorama das ações desenvolvidas para o enfrentamento à evasão escolar: criação de um sistema dashboard para centralizar as informações sobre matrícula; retomada das comissões locais de permanência e êxito; fortalecimento das políticas de assistência estudantil; fortalecimento dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, e uma campanha para incentivar o registro de frequência por professores e alunos. O pró-reitor destacou ainda a criação de um observatório de permanência e êxito, em parceria entre o IFSC e o Instituto Federal Catarinense (IFC).

A diretora da Deia, Sandra Lopes Guimarães, destaca que “a evasão e o abandono não têm uma única causa”, por isso é necessária uma metodologia que envolva todos os servidores e os vários aspectos da instituição. Ela destaca que o plano atual, em consulta, incorporou a palavra “acesso”, pois aperfeiçoar os processos seletivos também é uma forma de atender às comunidades onde o IFSC atua, garantir o êxito acadêmico e consequente cumprimento da missão institucional. Segundo Sandra, um dos desafios será o saneamento de dados, principalmente após a pandemia de Covid-19, para que a instituição possa ter as estatísticas reais para subsidiar as ações de enfrentamento à evasão. 

 

Calendário de mobilização e articulação do PEAPEE nos câmpus (já confirmados)

 

  • 22/05: Câmpus São Lourenço do Oeste (presencial, 13h30)
  • 25/05: Câmpus Chapecó (presencial, 14h)
  • 24/05: Câmpus São Carlos (manhã)
  • 02/06: Câmpus Lages (online, 14h)
  • 31/05: Câmpus Caçador (presencial, à tarde)
  • 01/06: Câmpus Canoinhas (presencial, à tarde)
  • 20/06: Câmpus Palhoça Bilíngue (presencial, à tarde)

 

ENSINO