Pesquisa inédita visa traçar perfil da demanda turística em SC

PESQUISA Data de Publicação: 29 abr 2022 16:03 Data de Atualização: 25 mai 2022 09:05

Residentes de Santa Catarina e visitantes podem participar do Estudo da Demanda Turística do Estado de Santa Catarina (EDTESC), respondendo questionário eletrônico.

A pesquisa foi lançada oficialmente no dia 15 de dezembro de 2021 e será encerrada em agosto de 2022. A pesquisa tem como objetivo proporcionar um panorama atual do Turismo em Santa Catarina em cada uma das 13 regiões turísticas, especialmente mensurando, qualificando e traçando o perfil dos visitantes, bem como, avaliando a qualidade dos serviços, infraestrutura turísticos e buscando compreender os hábitos de consumo dos nossos visitantes em diversas épocas do ano, possibilitando um diagnóstico atualizado.

Todas as 13 regiões turísticas do estado são contempladas em uma única pesquisa, que utiliza de tecnologias inovadoras para a coleta de dados, como o uso de beacons virtuais (dispositivos que conseguem identificar qualquer dispositivo móvel) espalhados nos diversos destinos e atrativos para a captação de questionários on-line; o monitoramento da telefonia móvel para compreender melhor o fluxo de demanda em nosso estado e a coleta on-line dos hábitos de consumo do catarinense em viagem.

Participação das universidades catarinenses

O está sendo desenvolvido e aplicado por um grupo multidisciplinar, formado por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em conjunto com o Instituto Federal Catarinense (IFC), em uma parceria inédita com empresas do setor privado, a SmartTour, Linkmesh e Kido Dynamics, que agem em diferentes frentes tecnológicas da pesquisa.

Também conta com o apoio institucional da Universidade da Região de Joinville (Univille); Universidade do Contestado (UnC); Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Pelo IFSC, participam como colaboradores a professora do Câmpus Garopaba Telma Pires Pacheco Amorim e o professor Cássio Suski, do Câmpus Itajaí.

O financiamento é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).

PESQUISA CÂMPUS GAROPABA NEWS