Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo, tem nova edição de 22 a 24 de maio

EVENTOS Data de Publicação: 15 mai 2023 16:07 Data de Atualização: 16 mai 2023 07:50

O Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo, terá uma nova edição na próxima semana, de 22 a 24 de maio, com atividades em Florianópolis e em Itajaí. O evento tem apoio do IFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Brasileiro de Inteligência Emocional e Social (Ibies).

Dois docentes do IFSC estão envolvidos diretamente nas atividades. Marcelo Girardi Schappo, professor de Física do Câmpus São José, integra a organização local do evento e vai ministrar a palestra “Armas nucleares podem causar o fim do mundo?”, na terça-feira, 23 de maio. A professora Daiane Cristini Barbosa de Souza, que atua na área de Radiologia do Câmpus Florianópolis, também está na equipe de organização local.

Histórico

O festival Pint of Science aconteceu pela primeira vez em 2013, na Inglaterra, por iniciativa de pesquisadores que notaram o interesse do público em geral por assuntos relacionados à ciência. Ao invés de levar esse público leigo para as universidades e laboratórios, surgiu a ideia de levar ciência para lugares informais, como os bares. O nome do evento faz alusão ao “pint” (pronuncia-se “páint”), medida padrão do copo de cerveja nos bares mundo afora – que, dependendo do lugar, pode equivaler a diferentes volumes da bebida. Na Inglaterra, berço do Pint of Science, são 568 mililitros.

Dimensão

Depois de realizar edições on-line nos últimos anos em função da pandemia de Covid-19, este ano o Pint of Science será realizado em 26 países, sendo três na América do Sul – Brasil, Argentina e Equador. No Brasil serão 120 cidades participantes, entre elas Florianópolis e Itajaí, em Santa Catarina. As atividades vão envolver mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento.

Acesse o site do Festival Pint of Science e conheça a programação completa do evento

Interesse do público

O professor Marcelo Schappo destaca que a programação deste ano terá vários temas da atualidade que devem despertar a atenção do público, como ChatGPT, mitos sobre glúten e lactose, carne cultivada, entre outros. Ele vai tratar do tema das armas nucleares, explorando o imaginário popular de que elas podem provocar o fim do mundo. “Vamos explorar o princípio de funcionamento dessas armas e como elas se diferenciam dos explosivos convencionais, a energia liberada e os estragos e efeitos que uma detonação nuclear pode causar”, antecipa. “Com isso, o público mesmo poderá concluir se esse tipo de armamento pode ou não causar o fim do mundo”.

As palestras do Pint of Science serão realizadas de 22 a 24 de maio, das 19h às 22h, nos bares Boteco Bacana e Centro Social da Cerveja, em Florianópolis, e a partir das 18h15, no Balbúrdia, em Itajaí. 


 


 

EVENTOS