Programa Mulheres Mil vai ofertar 320 vagas em 12 câmpus do IFSC

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 19 jul 2023 11:39 Data de Atualização: 11 ago 2023 19:51

O IFSC foi contemplado com 320 vagas para oferta de cursos com fomento do Programa Bolsa-Formação/Pronatec – Mulheres Mil, na retomada do programa pelo governo federal. São 12 câmpus ofertantes: Araranguá, Criciúma, Caçador, Florianópolis-Continente, Gaspar, Jaraguá do Sul-Centro, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste (veja detalhamento abaixo).

A manifestação de interesse para oferta de cursos do Mulheres Mil pelos câmpus do IFSC ocorreu por chamada pública interna, em maio, resultando na proposição de 1.700 vagas por 17 câmpus. A coordenadora do Programa Bolsa Formação/Pronatec no IFSC, Alessandra Espíndola, explica que já se sabia de antemão, no momento da submissão, que a instituição não seria contemplada com todas as vagas pleiteadas, já que o quantitativo inicial previsto pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) era de 5 mil para todo o país. “Porém nós achamos importante enviar esse quantitativo na submissão para demonstrar o tamanho real da demanda”, esclarece.

Para distribuir as vagas entre as instituições proponentes, a Setec cumpriu o previsto na legislação, que prioriza ofertas em municípios com menor renda per capita e determina que 30% das vagas do programa estejam em estados do Norteste e Norte do país. No resultado final, o IFSC obteve autorização para 320 vagas, para as quais será destinado um montante de R$ 512 mil.

Os cursos do Mulheres Mil são voltados à qualificação profissional para mulheres com idades a partir dos 16 anos, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária.

O IFSC ofertou cursos pelo programa Mulheres Mil entre 2012 e 2017, quando houve a descontinuação pelo governo federal. A coordenação inicialmente cabia à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), mas, com a incorporação do Mulheres Mil ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), em 2014, as ações passaram a ser geridas, no IFSC, pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Em paralelo, a Proex passou a desenvolver ações pelo programa Mulheres Sim.

Assista a reportagens sobre o Mulheres Mil no canal do IFSC no Youtube

Na retomada do Programa Bolsa Formação/Pronatec – Mulheres Mil, o governo federal irá ofertar 16.060 vagas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pelos governos estaduais. O investimento será de R$ 25,7 milhões. Leia mais sobre as diretrizes do Mulheres Mil.

Veja os cursos que serão ofertados pelo IFSC a partir de agosto de 2023

Câmpus Araranguá
Assistente de costura – 25 vagas

Câmpus Criciúma (município: Balneário Rincão)
Confeccionador de bijuterias – 25 vagas

Câmpus Caçador 
Assistente de costura – 15 vagas

Câmpus Florianópolis-Continente (município: Palhoça)
Salgadeiro – 30 vagas

Câmpus Gaspar
Costureiro industrial do vestuário – 25 vagas

Câmpus Jaraguá do Sul-Centro
Costureiro de máquina reta e overloque – 25 vagas

Câmpus Joinville
Assistente administrativo – 30 vagas

Câmpus Lages
Operador de computador – 30 vagas

Câmpus Palhoça Bilíngue
Operador de computador – 35 vagas

Câmpus São Carlos
Assistente administrativo – 30 vagas

Câmpus São Lourenço do Oeste (município: Campo Erê)
Cuidados de idoso – 20 vagas

Câmpus São Miguel do Oeste
Padeiro – 30 vagas

 

GOVERNO FEDERAL