Iniciativa usa redes sociais para divulgar a Língua Brasileira de Sinais

EXTENSÃO Data de Publicação: 01 set 2020 10:33 Data de Atualização: 01 set 2020 14:02

A partir desta terça-feira (1º de setembro), as redes sociais do IFSC publicarão semanalmente os vídeos da série “Aprendendo Libras”, projeto de extensão que pretende apresentar noções básicas da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes e para surdos que não saibam comunicar-se por ela. Os vídeos serão disponibilizados às segundas-feiras, no Instagram do IFSC (@ifsc) e também no canal da instituição no YouTube.

Os conteúdos de cada vídeo serão organizados por alunos do Câmpus Palhoça Bilíngue, com apoio de servidores da Diretoria de Comunicação. A ideia é identificar os temas mais relevantes a partir da própria experiência de comunicação dos surdos com pessoas ouvintes ou surdas não falantes de Libras. Cada edição será dublada e legendada, com supervisão de uma tradutora-intérprete bilíngue. 

A expectativa da equipe responsável é que o projeto “Aprendendo Libras” contribua para o aprimoramento da comunicação entre surdos e pessoas que não dominam a língua de sinais, sejam elas também surdas ou ouvintes.

Outro resultado esperado é um maior conhecimento da população surda sobre as ofertas de cursos do Câmpus Palhoça Bilíngue, especializado no atendimento a pessoas com essa condição. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam a existência de 10 milhões de pessoas com dificuldades auditivas no Brasil, das quais 2,1 milhões ouvem nada ou quase nada.

EXTENSÃO NEWS