Projeto “Programando Meu Primeiro Robô” quer atender mais estudantes e formar professores

EXTENSÃO Data de Publicação: 13 mar 2023 22:59 Data de Atualização: 20 mar 2023 23:03

O projeto de Extensão Metodologias Ativas de Aprendizagem para Iniciação Tecnológica no Oeste Catarinense, “Programando Meu Primeiro Robô”, dos Câmpus São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste, terá uma nova edição em 2023. A iniciativa foi contemplada com recursos do Edital 88/2022 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) para projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação, robótica e cultura maker aplicada para estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das redes públicas de educação.

Este ano, além de aumentar o número de estudantes atendidos, de 288 para 360, o projeto pretende formar uma turma de multiplicadores, com professores de escolas da região. Segundo o coordenador do projeto, professor Kal El Basilio Brito, estão sendo firmadas as parcerias com as secretarias municipais de Educação. Os alunos do IFSC que atuarão como monitores também estão sendo selecionados e treinados.

Escolas atendidas em 2022

O projeto foi executado em 2022 e teve recursos do Edital de Chamamento Público do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) 01/2021, voltado ao apoio à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. O projeto de Garopaba, “Robótica na escola: programando o futuro”, da professora Thaiana Pereira dos Anjos Reis, também contou com recursos do mesmo edital.

A atividade principal do projeto é o curso “Programando meu Primeiro Robô”, que tem 20 horas de duração e é ofertado a estudantes do ensino fundamental. Foram atendidos 288 estudantes divididos em 14 turmas nos municípios de São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Anchieta, Guaraciaba, Descanso, Jupiá e São Bernardino.

Oito estudantes, dos câmpus São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste, foram selecionados e atuaram como monitores bolsistas do projeto: Andreia Kist, Alexandre Carneiro Lobo, Daniel Finatto da Chaga, Manuela Skrsypcsak Kist, Otavio Kich Mata e Weslei Denes Araldi, Bruno Estuqui Schlichting e Carlos Rafael Sunhog Pacheco. Os professores extensionistas envolvidos no projeto foram Luiz Carlos Baron, Yussef Parcianello, Vinicius Dal Bem, Evandro Luis da Cunha, Ramão Tiago Tiburski e Juliana Cristina Schneider Dietrich.

Ao final do curso, parte dos alunos participantes respondeu a um questionário de avaliação. De acordo com o relatório final do projeto de Extensão, os estudantes têm interesse em aprender a programar, criar e montar robôs, e adquirir conhecimento sobre os conceitos de robótica. Alguns também esperam adquirir experiência e sabedoria nessa área e aprender mais sobre tecnologia. Em geral, os estudantes esperam aprofundar seu conhecimento e compreender os assuntos estudados.

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