Projeto promove práticas esportivas na natureza e associa conceitos e teorias da sala de aula ao dia a dia dos estudantes

ENSINO Data de Publicação: 09 fev 2022 15:33 Data de Atualização: 09 fev 2022 18:49

O projeto de extensão “Bússola na trilha certa: uma experiência de esporte ao ar livre”, do Câmpus Itajaí, tem realizado uma série de ações, desde 2020, para estimular a prática de atividades esportivas ao ar livre entre os estudantes. O trabalho vem sendo realizado em parceria com um grupo de escoteiros da cidade e uma escola da rede municipal. “A partir de atividades como trekking, mountain bike, canoagem e rappel a ideia é mostrar para os estudantes que dentro dessas práticas há diversos conteúdos aprendidos em sala de aula. Por exemplo, os conceitos da Física como força peso, força normal e força de atrito influenciam na caminhada, usamos uma série de conceitos da Geografia e da Geomorfologia para análise do terreno e do relevo e ao observar a vegetação onde praticamos a atividade envolvemos a Biologia. A proposta do projeto é motivar os alunos para que eles visualizem onde e como se dá aplicação dos conceitos e teorias aprendidos em sala de aula ao mesmo tempo em que incentivamos a prática de atividades físicas”, explica o coordenador do projeto professor Cássio Aurélio Suski.

Por conta da pandemia e da suspensão das aulas presenciais, o projeto precisou ser adaptado e parte foi realizada por meio de Atividades Não Presenciais (ANPs).  “Nós realizamos uma série de oficinas on-line em que abordamos questões como a importância da prática de atividades físicas, noções de cartografia, escalas de mapas e de navegação. Em uma das atividades, por exemplo, o professor de Física Anaximandro Merizio fez uma trilha no Pico da Pedra em Itapema. Ele fez uma série de fotos que depois foram utilizadas para trabalhar o conceito de força de atrito, força peso e força normal com os estudantes.”

Com a retomada gradual das atividades, parte do projeto pôde voltar a ser realizado de forma presencial ainda em 2021. Foi promovida uma trilha na praia de Taquaras em Balneário Camboriú,  uma prática de canoagem e a navegação em um veleiro em Bombinhas. “Muitos estudantes nunca tinham participado dessas atividades. Por conta da pandemia, muitos estavam só em casa, não saiam nem conheciam os demais colegas da turma.”

O coordenador do projeto conta que a proposta começou a ser pensada quando ele ainda atuava como chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Itajaí. “Há uma preocupação muito grande com a evasão escolar dos estudantes, nós sabemos que não há uma única causa, são inúmeras e resolvemos neste projeto trabalhar a motivação dos estudantes. Sabemos que a prática de atividade esportiva e o contato com a natureza podem auxiliar a reduzir os sintomas de ansiedade e entendemos também que se o estudante perceber que aquilo que aprende ele aplica no seu dia a dia, ele pode se sentir mais motivado.”

Em 2022, o projeto será submetido de novo e a proposta é que mais práticas ao ar livre possam ser realizadas. 

 

ENSINO CÂMPUS ITAJAÍ