Projeto vai levar oficinas de matemática para estudantes indígenas e quilombolas

EXTENSÃO Data de Publicação: 06 jun 2023 16:46 Data de Atualização: 06 jun 2023 16:53

Qual o papel social da matemática? E como levar esse conhecimento de maneira significativa para comunidades indígenas e quilombolas? Para responder na prática essas perguntas, iniciou em maio no IFSC do Rau o projeto de extensão “Matemática sem fronteiras: uma proposta de Educação Matemática para comunidades indígenas e quilombolas de Jaraguá do Sul e região”. A iniciativa é coordenada pelo professor da área Marcelo Silva de Jesus, que também coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus.

O projeto irá executar, ao longo dos próximos meses, ações educativas ligadas à matemática para estudantes que estejam cursando o ensino médio. As atividades serão realizadas em espaços educacionais presentes em comunidades quilombolas e indígenas da região.

Segundo o coordenador, a equipe executora está em fase de estudo dos documentos ligados ao projeto e, em breve, serão realizadas as oficinas de matemática nas comunidades. “Serão considerados os avanços tecnológicos, as exigências do mercado de trabalho, os processos de acesso aos Institutos Federais e universidades públicas, como o Enem e vestibulares, e, de modo mais significativo, a realidade dos estudantes e os projetos de bem-estar de seus povos”, explica Marcelo.

De acordo com o professor, o projeto resultado do projeto será alcançado de maneira coletiva pelos participantes. “Entende-se que a construção de uma visão integrada da matemática nesses espaços, por meio da valorização das diferenças e da diversidade cultural, é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva”, destaca.

O projeto tem fomento do edital Proex 02/2023 e duração prevista de sete meses. Integram a equipe executora, além de Marcelo, também voluntários do Neabi do Rau e três estudantes bolsistas: Mikaela Eduarda Kuester (4ª fase de Engenharia Elétrica), Luiz Henrique Piazzarollo (1ª fase de Engenharia Mecânica) e Guilherme Pires (3ª fase de Engenharia Mecânica).

EXTENSÃO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU