Projetos inovadores apresentados no Sepei buscam melhorar a qualidade de vida

SEPEI Data de Publicação: 20 abr 2023 07:10 Data de Atualização: 20 abr 2023 08:38

Inovar é fazer algo diferente? No IFSC, esse conceito vai além: é fazer algo novo pelo bem estar social. É assim que define Robinson Pizzio, diretor geral do Polo de Inovação do IFSC, que apresentou dois projetos no stand da Unidade Embrapii no Sepei: o carro elétrico Converte e um drone desenvolvido para inspeção de linhas de transmissão de energia. São exemplos de como a tecnologia pode contribuir com a melhoria da qualidade de vida.

Esse conceito se multiplicou em 17 projetos apresentados na Feira de Inovação do Sepei 2023. E se engana quem pensa que inovação requer uma série de aparatos tecnológicos.

As alunas Sabrina Crovador, Camily Neckel e Julia Piazera, do curso técnico em Modelagem do Vestuário do Câmpus Jaraguá do Sul Centro, provam que não. Com agulhas de crochê elas mostram como é possível reutilizar 100% de um produto que iria para o lixo em fábricas de roupas. O debrum é usado para golas de camiseta, mas se o corte sai errado ou tem alguma mancha, todo o rolo é descartado. Como o material é bem flexível, quando esticado vira praticamente um fio para fazer artesanato. O objetivo é propor que o material, em vez de poluir o meio ambiente, seja fonte de renda para famílias pobres.

Recursos para corpos diferentes

Se a inovação preza pelo bem estar de alguém, não tem como não pensar em pessoas com alguma deficiência. O Laboratório de Tecnologia Assistivas do Câmpus Palhoça Bilíngue, o Labta, apresentou brinquedos e jogos utilizados por crianças que não podem brincar de maneira convencional, explica a coordenadora Ivani Voos. Por onde ela andou no Sepei, estava a seu lado a cachorra Lua, que auxilia nas atividades desenvolvidas no Labta e se transformou em estrela deste Sepei.

Outro projeto de acessibilidade veio de Criciúma: um exoesqueleto para quem tem restrição de movimento nas mãos desenvolvido em parceria com o curso de Fisioterapia da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina.

O novo bem próximo de nós

Quem nunca brincou de fazer casinhas de barro? Na Feira de Inovação, a técnica faz da terra um produto resistente e sustentável para a construção civil. No vídeo abaixo, confira como isso é feito e veja também um projeto que transforma caroço de abacate em uma alternativa ao plástico, grande poluente.

A feira trouxe também experiências sensoriais para mostrar como são feitas bebidas alcoólicas, orientações de como fazer uma compostagem em casa e reduzir o lixo descartado, além de muita tecnologia com foguetes e robótica.

SEPEI