Revivendo o tempo: projeto resgata memórias afetivas através da moda

ENSINO Data de Publicação: 05 dez 2023 16:14 Data de Atualização: 07 dez 2023 08:54

Moda é mais do que se vestir de acordo com as tendências. Ela pode ser um instrumento poderoso de inclusão social e de valorização da autoestima de uma pessoa. No caso específico de um projeto realizado pelo curso técnico integrado em Produção de Moda do IFSC Câmpus Araranguá, as roupas, a maquiagem e um ensaio fotográfico especial ainda ajudaram a resgatar boas memórias.

Com o título “Revivendo o Tempo”, o trabalho realizado para a conclusão do curso da turma de Produção de Moda envolveu idosos e idosas que participam de projetos da Secretaria de Assistência Social de Araranguá. A partir de fotografias antigas, que registravam momentos importantes na vida de cada um, o projeto proporcionou uma releitura das imagens a partir da ótica da produção de moda.

“A ideia foi pegar fotos dessas pessoas, de um momento prazeroso da vida delas, que lembrassem com alegria, para fazermos um releitura nos dias atuais a partir do trabalho da produção de moda. Entramos em contato com estúdio fotográfico, maquiadora, cabeleireira, e nossos alunos fizeram toda a parte de entrevistas, de pensar na produção de moda em si, no dia das fotos, e foi um projeto muito bonito e gratificante”, afirma a professora Lilian Daros Pescador, que acompanhou o projeto ao lado do professor Augusto de Paula.

Estudantes e professores contaram com a ajuda de profissionais da moda de Araranguá para concretizar o projeto. O estúdio Zouk, que trabalha com fotografia de moda, ficou responsável pelas imagens. Egressa do curso superior de tecnologia em Design de Moda, Priscila Damasio se encarregou de montar a equipe de maquiagem. Ao longo do ano, em vários encontros, os estudantes discutiram o conceito e realizaram encontros com os idosos, para explicar a proposta e conhecer melhor suas histórias, que também foram registradas em vídeos.

“Desde início, pautamos nossos encontros sempre no cuidado, na atenção às pessoas idosas e fizemos com que isso fosse da maneira mais agradável possível para eles. As releituras foram feitas com imagens que retratavam uma memória legal, poderiam ser fotos antigas ou nem tão antigas, mas que eles quisessem trazer essa cara nova em uma fotografia de estúdio”, explica o professor Augusto de Paula.

“E a nossa ideia de trabalhar com esse público, com um grupo de pessoas idosas, é mesmo para trazer luz às questões do envelhecimento, questões de políticas públicas e, claro, relacionado à moda, porque infelizmente a gente encontra poucas campanhas, capas de revistas com pessoas idosas em destaque”, complementa.

O resultado das fotos foi apresentado aos participantes em outubro, em um momento de muita emoção para todos. As fotografias também ficaram em exposição no Centro Multiuso de Araranguá. Ao final do projeto, a turma destacou que o intenso trabalho foi recompensado como uma grande experiência que levarão para a vida.

“O que não poderíamos prever eram os presentes que ganharíamos ao longo do ano. Conhecemos pessoas verdadeiramente incríveis, que contribuíram para tornar esse trabalho ainda mais especial. Além disso, aprendemos valiosas lições sobre como a moda pode ser uma ferramenta de transformação na vida das pessoas, e a importância de olhar com carinho e atenção para aqueles que estão ao nosso lado”, escreveram os alunos, em postagem nas redes sociais.

O técnico em Produção de Moda é o profissional que coordena a montagem de ambientes para divulgação da moda e estabelece relação entre produto e consumidor por meio de catálogos, desfiles, vídeos, fotografias e meios de comunicação em geral. Para construção dos estilos e sua composição visual, pesquisa tendências de moda, mercado e estilo. Além disso, elabora a composição de looks para apresentação pública de estilo, produção publicitária, vitrines, exposições e desfiles.

No Câmpus Araranguá do IFSC, o curso é oferecido na modalidade integrada ao ensino médio, com duração de três anos, e também para quem possui ensino médio completo, curso com duração de três semestres. O curso técnico pós-médio está com inscrições abertas.

ENSINO CÂMPUS ARARANGUÁ