Seminário de Iniciação à Docência do IFSC é contemplado em edital da Fapesc

EVENTOS Data de Publicação: 17 mai 2023 18:01 Data de Atualização: 18 mai 2023 12:32

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será sede da sexta edição do Seminário Institucional de Iniciação à Docência do IFSC, evento anual que reúne pesquisadores, professores e estudantes para um momento de debates e proposições sobre a formação de professores. O evento será realizado de 27 a 28 de novembro, em Criciúma, com o tema “Evasão e permanência no processo de formação inicial de professores: debates, reflexões e proposições”, reunindo os cursos de Licenciatura do IFSC e de instituições parceiras.

O evento foi selecionado no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação (Proeventos). O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 12 de maio. Serão destinados R$ 30 mil para a realização do Seminário no IFSC Câmpus Criciúma.

O Seminário será organizado por professores e estudantes do curso de Licenciatura em Química do Câmpus Criciúma. A escolha de Criciúma como sede da sexta edição já havia sido indicada no evento realizado em 2022, no Câmpus Palhoça-Bilíngue. A ideia é que o seminário ocorra anualmente, de forma alternada, nos câmpus do IFSC que possuem cursos de Licenciatura.

Reunindo estudantes, professores e pesquisadores que trabalham com o tema da formação docente, o Seminário reunirá os cursos de Licenciatura do IFSC e também de instituições parcerias, como UFSC, IFC, Unesc, Udesc e Uniarp. São esperados cerca de 200 participantes. O objetivo é proporcionar discussões sobre os desafios encontrados pelos cursos de licenciatura, além de socializar as experiências positivas e inovadoras dos estudantes de Licenciatura nos projetos de iniciação à docência, residência pedagógica, práticas e estágios realizados durante seus cursos. 

A programação contará com apresentações de trabalhos dos estudantes e palestras, mesas redondas e rodas de conversa em torno do tema central do evento, sobre evasão e permanência nos cursos de Licenciatura.

“A escolha da temática tem como base a realidade vivenciada nos cursos de Licenciatura. Temos percebido que o fenômeno da evasão é latente, ao mesmo tempo em que já identificamos algumas ações que podem contribuir com a permanência e com a qualidade da formação inicial de professores. O evento será uma oportunidade de aprofundar o debate sobre a evasão e, ao mesmo tempo, socializar e projetar experiências exitosas de promoção da permanência”, explica o professor do Câmpus Criciúma, Victor Bianchetti Rodrigues, que integra a comissão organizadora.

A equipe também é composta pelos professores Luciano Dias da Silva, Giselia Antunes Pereira, Carmine Acker, Adenilde Souza dos Passos e Sabrina Rosa Paz, além dos estudantes Filipe dos Santos, Laura Prado Milani, Wesley de Assis, Marcus Pereira, Kellen Búrigo Dias, Alex Zeferino Gomes e Anderson Kautzmann.

Acesse o site do evento: https://www.ifsc.edu.br/seminario-docencia

EVENTOS CÂMPUS CRICIÚMA