SNCT apresenta tecnologia produzida no Câmpus à comunidade

SNCT Data de Publicação: 19 out 2022 10:41 Data de Atualização: 19 out 2022 15:21

Ciência e Tecnologia já são inerentes aos corredores, salas de aula, áreas externas e laboratórios do Câmpus Florianópolis. Na próxima semana, entre os dias 24 e 27 de outubro, serão ainda mais com a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A edição 2022 seguirá a temática nacional, "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil", e traz em sua programação mais de 200 atividades, além de exposições, visitações e portões abertos à comunidade.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que inicia com a palestra do diretor de Tecnologia da Informação da Associação Catarinense de Tecnologia, Gérson Schmitt, sobre Como as instituições de ensino podem ajudar o Brasil a não ser colônia tecnológica, tem o objetivo de intensificar as atividades de popularização da ciência. Por isso, são realizadas, por meio da SNCT, diversas ações de divulgação científica como tendas da Ciência em praças públicas, dias de portas abertas, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, exposições, visitas técnicas, debates, dentre outros. 

A SNCT 2022 do Câmpus Florianópolis permitirá à comunidade interna e externa conhecerem, participarem e interagirem com as atividades realizadas no Câmpus, caracterizando-se como uma oportunidade de entrar em contato com projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados. Já está confirmada a visita de mais de 1.200 estudantes ao Câmpus Florianópolis, oriundos de escolas públicas e particulares, dos ensinos Fundamental e Médio.

A programação é aberta a toda a comunidade. “O Câmpus estará aberto à comunidade para que ela possa conhecer nossos cursos, laboratórios, instalações, projetos de pesquisa e de extensão. E para isso basta se inscrever”, salienta o diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Rogério  de Souza Versage. 

Dessa forma, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desempenha um papel importante na divulgação de oferta de cursos do IFSC, oportunizando a muitos estudantes de outros colégios a descobrirem a possibilidade de seguirem o caminho do ensino técnico em uma instituição pública, gratuita e de qualidade. 

Inscreva-se aqui com passo a passo 

Ensino, pesquisa e extensão

A SNCT é um evento nacional, realizado desde 2011 no Câmpus Florianópolis, e que representa um momento importante para toda comunidade acadêmica. É a oportunidade de os servidores e estudantes poderem contemplar a amplitude de ações realizadas no Câmpus; e de a sociedade acompanhar mais de perto os resultados de seu investimento em educação e desenvolvimento técnico e tecnológico. “Também é um momento no qual o setor produtivo da sociedade pode conhecer e interagir com os resultados das pesquisas aplicadas desenvolvidas no IFSC e visualizar oportunidades de parcerias técnico-científicas”, ressalta a equipe organizadora do evento.

Para além do trabalho em sala de aula, a SNCT 2022 vem somar esforços no combate à evasão, pois possibilitará que os discentes percebam a relação do conteúdo que é visto em sala de aula com o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão facilitando a sua identificação com o curso em que está matriculado, além de permitir ao aluno pensar em novas propostas de pesquisa, tanto em nível de Iniciação Científica quanto de Trabalhos de Conclusão de Curso. 

Edição 2021

Na edição passada, o evento foi realizado de forma on-line, devido à pandemia do Covid-19. E o relatório de participação é o seguinte: 

- 20.055 acessos ao site snctifsc.floripa.br

-17.991 visualizações dos vídeos publicados no canal do YouTube do Câmpus Florianópolis referentes à SNCT 2021 durante o evento, entre alunos, servidores e comunidade externa

- 17.421 visualizações nas postagens no instagram @ifscfloripa

- 7.900 espectadores únicos no youtube

- 4.646 Inscrições em mini atividades

- 1.724 Pessoas inscritas no evento SNCT 2021 Câmpus Florianópolis;

- 124 comunicações técnicas, científicas e tecnológicas;

- 25 oficinas;

- 15 palestras;

- 13 mesas-redondas;

- 7 visitas virtuais guiadas a laboratórios;

- 5 eventos integrados;

- 2 minicursos. 

SNCT NEWS