Turma de Agentes de Alimentação Escolar produz livro de receitas saudáveis

EXTENSÃO Data de Publicação: 01 abr 2024 10:15 Data de Atualização: 04 abr 2024 09:22

Estudantes de dois cursos de qualificação profissional realizados pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão transformaram o aprendizado de sala de aula em um resultado prático: um livro de receitas nutritivas e saudáveis que podem ser replicadas facilmente nas escolas do município.

A ideia nasceu no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente de Alimentação Escolar, parceria do Câmpus Criciúma do IFSC com a secretaria municipal de Educação de Balneário Rincão. Realizado no segundo semestre de 2023, o curso reuniu mulheres do município, algumas delas já atuando como “merendeiras” nas escolas municipais. No curso, as alunas aprendem sobre boas práticas na manipulação de alimentos, alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional, reaproveitamento de alimentos e também colocam a mão na massa.

Como conta a nutricionista Andressa Carlos, professora do curso, as mulheres trocaram experiências, seja dos seus trabalhos ou das receitas que preparam em casa, e foi surgindo a ideia de formatar um livro de receitas, que foram ajustadas, tornando os preparos mais nutritivos e saudáveis, de acordo com a legislação existente para a alimentação escolar, além de priorizar o reaproveitamento de alimentos.

“Nas escolas, trabalhamos em cima do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A nutricionista é responsável pelo cardápio escolar, mas as agentes de alimentação precisam ter conhecimento da importância da alimentação saudável, da quantidade de açúcar, sal, óleo, que uma receita pode ter. Então, desenvolvemos receitas bem nutritivas, dentro do que é permitido ser usado nas escolas, algumas receitas diferentes e atrativas para as crianças que tenham o principal, que é a segurança alimentar e nutricional”, explica.

Para a digitação dos textos e diagramação do livro, entraram em ação os estudantes de outro curso de qualificação profissional realizado pelo IFSC em Balneário Rincão. Sob supervisão do professor Daniel Hahn, a turma de Informática Básica ganhou um desafio prático para exercitar o que aprenderam nas aulas. “Foi bem divertido porque, tudo que eles aprenderam, puderam usar na prática, na digitação, na correção ortográfica, na formatação e na padronização das receitas. Cada aluno pegou uma receita e trabalhou em cima dela, então foi uma atividade bem interessante”, conta o professor.

O caráter prático do curso e a aplicabilidade dos conteúdos tornaram a experiência ainda mais interessante. Agente de alimentação na escola José Reus há seis anos, Paula Veleda Abreu pôde rever conceitos fundamentais para quem trabalha com alimentação escolar.

“Conhecimento nunca é demais. E o curso reforçou o que faz parte do meu trabalho há seis anos. A gente pôde ver na prática normas de segurança e higiene, a questão das bactérias, como a lavagem e a armazenagem inadequada podem ser prejudiciais à saúde. E também tivemos muitas aulas práticas, elaborando receitas, e também trabalhamos o reaproveitamento dos alimentos, evitando desperdício e aproveitando o que você tem na cozinha para fazer receitas mais nutritivas, incrementar um bolo, fazer um feijão com mais proteína. E o curso ainda me ajudou a passar no processo seletivo [para renovar o contrato de merendeira] no ano passado. Vários conhecimentos específicos que a professora falou nas aulas caíram na prova”, comenta Paula.

Coordenadora dos cursos do IFSC em Balneário Rincão, Bárbara Tavares Dagostim ressalta a importância da parceria com a secretaria de Educação e com a prefeitura municipal para viabilizar o livro, “lançado” no último dia 18 de março, durante a aula inaugural de mais uma etapa de cursos de qualificação do IFSC.

“A parceria com todos proporcionou confeccionar esse livrinho de receita. Foi muito gratificante, porque foi um trabalho todo em conjunto, e o resultado ficou muito lindo. Os estudantes que fizeram parte dessa história receberam o livro, também deixamos em algumas escolas do município e bibliotecas, mandamos para o IFSC. Foi um grande marco para nós”, afirma Bárbara.

Por fim, por uma triste coincidência, o livro também registra a participação no curso da aluna Ana Flávia de Souza, falecida em março deste ano.

Clique aqui para baixar a versão digital do livro de receitas.

EXTENSÃO CÂMPUS CRICIÚMA