Turma do Proeja realiza visita em Usina Hidrelétrica

ENSINO Data de Publicação: 15 abr 2024 16:39 Data de Atualização: 15 abr 2024 16:44

Na última segunda-feira (8) a turma do curso Proeja de Eletricista e Instalador esteve fazendo uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Machadinho, localizada na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A visita teve como principal objetivo prover ao aluno uma oportunidade de vivenciar a rotina de operação de um usina e entender como os conceitos aprendidos no curso de Eletricista Instalador são aplicados em uma instalação elétrica de grande porte.

Ao todo, seis alunos participaram da atividade. Eles estão na reta final do curso, que encerra em julho deste ano. A formação iniciou em fevereiro de 2022 e é um curso de qualificação profissional de Ensino de Jovens e Adultos ligado ao Ensino Médio. No Proeja do IFSC Câmpus Lages, os alunos fazem as aulas das disciplinas do ensino regular na CEJA e a parte técnica no IFSC.

O professor Gabriel Madruga, coordenador do curso, conta que o evento iniciou com uma apresentação da usina, que mostrou aos alunos os números relacionados à geração de energia, como a capacidade de produção e a importância da usina no cenário energético estadual e nacional. "Além disso, foi possível entender os aspectos regionais envolvidos para a construção da usina e o excelente trabalho desenvolvido pela empresa em conjunto com a comunidade para mitigação e compensação dos impactos ambientais.", completa o professor. 

Na sequência, iniciou-se a visita pelos setores técnicos da casa de força como a subestação isolada de alta tensão, parte inferior e superior da turbina, além da área de controle e supervisão da geração. Neste momento, os alunos puderam conhecer assuntos que têm em sala de aula. "Conceitos de Instalações Elétricas e Acionamentos Elétricos foram abordados constantemente durante a visita, o que permitiu um bom entendimento do aluno sobre aquilo que o mercado busca em um profissional desta área. Também ocorreu a visita de instalações externas da usina, como o sistema de captação de água e o vertedouro", disse.

A percepção dos alunos da visita foi muito boa. É o caso do estudante Thiago Mendes da Silva. Segundo ele, que tinha certa ansiedade em conhecer o local, a atividade foi satisfatória. "A atividade foi muito boa, eu já tinha criado algumas expectativas sobre como iria ser e foi muito legal, foi bem gratificante ter ido fazer essa visita em Machadinho. É bem interessante ver a forma que eles trabalham. Isso só me mostrou que realmente eu quero seguir nessa área de eletricidade e mais para frente fazer outros cursos mais especializados na área.", comemora. 

De tudo aquilo que foi apresentado, Thiago destaca a segurança como fator que mais lhe chamou atenção. "Acho que o que eu destaco na viagem, na visita, foi o cumprimento da segurança na usina, a forma de como eles trabalham, como eles priorizam a segurança dos funcionários, como eles ajudam os municípios vizinhos. Tudo que eles mostraram para nós e falaram foi muito legal, assim, foi bem interessante", complementa.

Na mesma linha, a aluna Roseli Freitas, destaca a segurança como fator que mais lhe chamou atenção. "Gostei de tudo, mas me saltou mais aos olhos a recepção dos funcionários, segurança e também a estrutura da usina como um todo", conta. Para Roseli, esse tipo de atividade ajuda a criar uma relação mais próxima do aluno com a instituição. "Toda a informação é útil e ajuda sim em nosso aprendizado. Fiquei muito feliz em visitar a usina e aprender como funciona. Gratidão a todos os organizadores", finaliza a aluna.

De fato, mais que uma atividade externa, essas visitas cumprem um papel importante no processo de ensino-aprendizagem. Como destaca o coordenador Gabriel Madruga. "O evento foi de grande valia para o crescimento acadêmico dos alunos, uma vez que mostrou a realidade do mercado de trabalho na área de energia e de instalações elétricas. O aluno pôde se conectar com a rotina e vivência de um profissional da área, além de conhecer uma nova vertente industrial da sua área de atuação. Cabe destacar também a percepção do aluno de que o desenvolvimento tecnológico pode prover também a melhoria das condições ambientais da região com a criação de projetos que oportunizam e valorizam a preservação ambiental com o envolvimento da comunidade", finaliza.

Sobre a Usina

A Usina Hidrelétrica Machadinho - Carlos Ermírio de Moraes (UHE Machadinho) está localizada na divisa dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, entre os municípios de Piratuba (SC) e Maximiliano de Almeida (RS). O empreendimento começou a operar em fevereiro de 2002, utilizando o potencial hidrelétrico do Rio Pelotas, principal afluente do Rio Uruguai, que forma uma das maiores bacias hidrográficas do Sul do Brasil. Considerada um marco na história das hidrelétricas brasileiras, sua construção foi resultado do esforço conjunto de acionistas, dos parceiros em todas as fases do empreendimento, dos governantes e de uma equipe de profissionais que possibilitou sua construção em tempo recorde, com uma antecipação de 17 meses em relação ao cronograma original.

O que é o Proeja?

Proeja é a modalidade de EJA voltada à educação profissional. Ou seja, além de receber a formação básica, o aluno recebe também uma qualificação ou uma formação técnica. Portanto, essa junção é chamada Proeja ou EJA-EPT. Essa modalidade tem o objetivo de atender à demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional, da qual em geral são excluídos justamente por não possuírem o ensino fundamental e/ou médio.

 

ENSINO CÂMPUS LAGES