Urupema pelo mundo: aluna inicia intercâmbio em Portugal

INTERNACIONAL Data de Publicação: 15 set 2023 11:24 Data de Atualização: 15 set 2023 11:37

Neste segundo semestre de 2023, três alunos do Câmpus Urupema estarão realizando o tão sonhado intercâmbio. Por meio de editais de dupla titulação e de apoio ao intercâmbio (Propicie), seja de financiamento interno ou externo, os estudantes irão a Portugal para um período de experiência único em suas vidas e que pode contribuir para uma formação mais completa do aluno. 

Ivanir Rodrigues da Silva, aluna do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do câmpus, é uma contemplada. Dos três alunos, ela é a primeira a iniciar a aventura, tendo chegado em Bragança, Portugal, no dia 2 de setembro. Ivanir, a Nany, como é conhecida, está realizando a dupla-titulação, oportunidade firmada entre o IFSC Câmpus Urupema e o Instituto Politécnico de Bragança que garante ao estudante ter o diploma de conclusão do curso no Brasil e no país europeu.

Nany levou um susto logo de cara, quando desembarcou em Portugal e teve seus pertences roubados. Ela contou com a ajuda de colegas e familiares, bem como da compreensão da instituição portuguesa, e conseguiu se recuperar e permanecer com o objetivo. "A cidade se mobilizou, minha família ajudou e estamos com dois meses de aluguel pago. Como desistir não é uma opção, seguimos em frente", conta. A aluna está animada em começar logo a formação, visto que o país é um dos mais tradicionais produtores de vinho do mundo. "A história do vinho em Portugal está entrelaçada à própria história do país. Há muito o que se aprender aqui, as aulas iniciam no dia 18 e não vejo a hora de começar", comenta. 

Assim que foi firmada a parceria entre as instituições a aluna demonstrou interesse em participar. A possibilidade de conhecer outra cultura e aprender num país tão tradicional no mercado vitivinícola é uma oportunidade única. "O vinho português é um produto de excelência, são 14 as regiões vinícolas demarcadas, Portugal é o terceiro país com o maior número de castas, e olha que seu território é pouco maior que o estado de Santa Catarina. É fantástica a oportunidade proporcionada pelo IFSC, o ano que passarei aqui contará como meu estágio obrigatório e, além de obter o meu diploma, terei também o diploma de Portugal", comemora.

A relação de Nany com o IFSC é de gratidão e de reconhecimento pela oportunidade. "Eu amo nosso Instituto, amo meu câmpus, meus professores e meus amigos de jornada. Vou honrar essa oportunidade e espero que mais alunos possam experienciar tudo isso", finaliza a aluna. 
 

 

INTERNACIONAL CÂMPUS URUPEMA