O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Em tempo de crise, projeto trabalha em app para auxiliar autônomos e microempresários

PESQUISA Data de Publicação: 30 abr 2020 09:55 Data de Atualização: 30 abr 2020 10:04

A Pandemia por Coronavírus exigiu uma nova postura de todos. Questões de higiene e de relacionamento estão sendo revistos. O isolamento social, por sua vez, oportunizou mudanças no cotidiano, e em sentido macro, na economia. Um novo panorama tanto para grandes, pequenos e microempresários (MEI) como para autônomos começa a surgir devido a transformações sociais e econômicas.

Desde o início do isolamento social, professora de empreendedorismo, marketing e finanças do Câmpus Garopaba, Fabiana Besen, trabalha em um aplicativo (app) de celular, desenvolvido com inteligência artificial, para auxiliar e direcionar o microempreendedor individual e o autônomo no gerenciamento de seu negócio de forma profissional, colaborando na sua rotina financeira e no desenvolvimento como empreendedor, evitando assim problemas futuros, como falta de caixa e até mesmo o fechamento por dívidas.

Segundo ela, há uma carência de comunicação simples e efetiva para empreendedores individuais e autônomos, que ficam à margem das estatísticas e do acesso a qualquer tecnologia ou auxílio. “A tendência é de que vamos conhecer um número muito grande de autônomos, principalmente, que precisarão de muito apoio para reestruturar seu pequeno negócio. E com pequenas orientações conseguirão se reerguer e até mesmo mudar drasticamente a gestão do seu pequeno negócio”, justifica ela.

Prática

Com acesso ao app, o MEI e autônomo será direcionado, de forma simples, a responder algumas perguntas. “Assim, o aplicativo irá gerar uma sugestão de orçamento para ser utilizado como guia para o pequeno negócio. Também irá verificar se o profissional já está regularizado como microempresa, caso contrário, auxiliará por meio de vídeos curtos explicativos. Em sua rotina, diariamente, o app notificará sobre atividades a serem realizadas para a boa gestão do seu negócio, incluindo a inserção das contas a pagar e a receber, a validação do orçamento previsto, com sugestões corretivas, para a continuidade e progresso do negócio”, explica a professora.

Segundo Fabiana, os profissionais terão o seu negócio gerido por um orçamento sugerido pelo aplicativo para que consigam monitorar, acompanhar e se adequar ao longo de um tempo. Ela destaca que tal auxílio, em geral, um micro e pequeno empreendedor só teria acesso por meio de consultores. O app considera a gestão de finanças pessoais, mas principalmente a separação das finanças pessoais das finanças do negócio, o que é muito frequente na rotina de profissionais autônomos.

Para o desenvolvimento do aplicativo, foram utilizados conhecimentos de gestão financeira aplicada, criação e desenvolvimento de orçamentos, e gestão por orçamento. O projeto é fruto da parceria com profissionais e estudantes de empreendedorismo e desenvolvimento de sistemas. Também atuam na iniciativa os professores André Luiz de Moraes, da área de informática do Câmpus Garopaba, e a consultora Kélen Gonçalves de Abreu. O app será disponibilizado, em breve, nas plataformas Google e Apple Store para ser baixado. 

PESQUISA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.