Intercambista do IFSC realiza sonho

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 08 mar 2019 10:23 Data de Atualização: 08 mar 2019 10:33

A jovem Naiélli Lissenko, de 18 anos, sempre morou em Caçador, município de 77 mil habitantes no planalto catarinense. Ela sempre teve vontade de viajar e conhecer outros países. Um dia, em conversa com uma amiga, ouviu a proposta:" Vamos para Portugal?". Ela riu e soltou um “Vamos!” sem entender como faria isso. Foi então que tomou conhecimento do edital do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) e descobriu que o sonho podia se tornar realidade.

Selecionada na 14ª edição do Propicie, a estudante do curso técnico integrado em Informática do Câmpus Caçador embarcou para Portugal em setembro do ano passado e, durante três meses, participou do projeto TheRoute - Geração de rotas de turismo e patrimônio no Instituto Politécnico do Porto (IPP). “O projeto me agregou muito conhecimento profissional, pois ali eu atuava como programadora e aprendia coisas que meu curso não abrangia”, conta Naiélli.

A aluna conta que, no começo, foi bem desafiador lidar com alguns conhecimentos que ainda não tinha. “As tarefas dadas para nós requeriam um dado conhecimento em algumas linguagens de programação que eu ainda não tinha aprendido, então teve todo o tempo de estudar e aprender as tecnologias para depois começar de fato a incrementar o projeto”, explica.

Além do conhecimento profissional, o intercâmbio contribuiu para um crescimento pessoal da estudante. Em seu grupo de pesquisa, Naiélli convivia com pesquisadores de vários lugares do mundo. “Estar em um país diferente, em uma cultura com hábitos diferentes, me abriu visões de mundo inimagináveis. Eu voltei para o Brasil renovada e sabendo exatamente as coisas que eu queria pra minha vida”, relata.

Naiélli concluiu o Ensino Médio Técnico no IFSC no ano passado e saiu com um sentimento de gratidão por tudo o que a instituição lhe proporcionou. “Cada dia no intercâmbio era um novo aprendizado. Eu hoje falo para as pessoas que elas podem conseguir tudo o que querem, basta elas acreditarem e lutarem para que as coisas aconteçam. Ter determinação é primordial e sempre brinco: meu sonho era conhecer Paris. Quando eu vi, eu tava lá, na frente da Torre Eiffel... Uma explosão de sentimentos e emoções indescritíveis”, afirma.

Para quem está pensando em fazer um intercâmbio, a experiência de Naiélli é animadora. Segundo ela, um intercâmbio renova a alma, abre horizontes, te transforma, te motiva, te mostra do que você é capaz e te traz momentos e experiências que jamais serão esquecidas. “Eu digo para todas as pessoas que têm vontade de fazer um intercâmbio: ‘vão, façam, não tenham medo de nada, o mundo está ai cheio de oportunidades, o IFSC está ai cheio de oportunidades e, melhor ainda, oportunidades gratuitas!’”.

Próximos planos

O curso que Naiélli fez no Câmpus Caçador durou três anos. “Eu entrei no IFSC uma pessoa e saí totalmente diferente, com novas percepções, novos olhares, sem falar no vasto conhecimento adquirido e nas ótimas pessoas que conheci durante esses anos também”, destaca a agora ex-aluna.

Como estava em Portugal de setembro a dezembro do ano passado, a jovem acabou perdendo a prova do Enem e outros vestibulares. Por isso, agora vai começar a estudar para os exames. Ela também busca um emprego na área de informática para poder conhecer melhor o mercado e utilizar os conhecimentos adquiridos no curso. “Pretendo fazer a faculdade no Brasil, mas depois quem sabe fazer uma pós ou mestrado no exterior. Ainda estou em duvida quanto ao curso... talvez eu faça a graduação em Sistemas da informação ou faça um tecnólogoem Análise e Desenvolvimento de Sistemas...Mas quero seguir na área de tecnologia e informação”, afirma.

Quer fazer um intercâmbio?

Neste mês de março, os alunos selecionados no Propicie 15 estão embarcando para seus destinos internacionais. Será possível acompanhar suas experiências pelo Blog dos Intercambistas. Leia aqui como foram os preparativos da aluna Mayara do Câmpus Joinville.

De acordo com a Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC (Assint), o próximo edital do Propicie está previsto para ser lançado no final de abril. Os alunos interessados podem acompanhar as informações pela página de intercâmbio e já ir providenciando alguns documentos como passaporte e vistos, além de aprender um segundo idioma.

INSTITUCIONAL NEWS