O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense divulga resultados de 2022

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 30 set 2022 15:08 Data de Atualização: 30 set 2022 17:08

Foi divulgado nesta sexta-feira (30) o resultado do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense 2022, realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC em parceria com Epagri e Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas. As três melhores bebidas das quatro categorias em disputa – vinho tinto, vinho branco, vinho rosé e suco de uva - foram premiadas com certificados e brindes. A premiação aconteceu durante o V Encontro Regional da Cultura da Videira, realizado no Auditório do IFSC.

No total, o concurso recebeu 55 inscrições (24 vinhos tintos, 12 vinhos brancos, 8 vinhos rosé e 11 sucos de uva) de dez municípios da região. A análise sensorial foi realizada no último dia 21, por um grupo de cinco especialistas na área de viticultura e enologia e cinco consumidores com experiência em análise sensorial de vinho. As amostras também passaram por avaliação físico-químico, realizadas pelo Grupo de Fruticultura do IFSC Canoinhas.

Confira a classificação final por categoria:

  • Vinho Tinto
  • 1º Elisandro Scolaro (Porto União) – nota 82,3
  • 2º Antônio Jair Juraszek (Porto União) – nota 81,1
  • 3º Alcir Freisleben (Porto União) – nota 80,6
  • Vinho Branco
  • 1º Eduardo Irineu Novak (Canoinhas) – nota 84,8
  • 2º Alcir Freisleben (Porto União) – nota 82,8
  • 3º Sergio Gassner (São Bento do Sul) – nota 80,3
  • Vinho Rosé
  • 1º Jackson Zator - variedade Niágara Rosada (São Bento do Sul) – nota 80,5
  • 2º Jackson Zator - variedade Bordô (São Bento do Sul) – nota 78,0
  • 3º Vinícola Dom Luiz (Papanduva) – nota 73,8
  • Suco de Uva
  • 1º Elenir Grein (Monte Castelo) – nota 90,9
  • 2º Alcir Freisleben – variedade Magna (Porto União) – nota 85,5
  • 3º Alcir Freisleben – variedade Bordô (Porto União) – nota 82,2

Avaliação

Desde o início do concurso, em 2019, já são quatro safras de avaliação sensorial e de análise físico-químico de vinhos e sucos de uva elaborados na região, embora não tenha havido premiação na edição de 2020 por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. E todas as edições com resultados cada vez melhores, demonstrando uma evolução perceptível da qualidade dos produtos, segundo o coordenador do concurso e professor do curso de Agronomia do Câmpus Canoinhas, Douglas André Wurz.

“Verifica-se nas avaliações, tanto laboratoriais quanto sensoriais, um maior cuidado dos produtores, buscando elaborar produtos de alta qualidade. Cuidados que vão desde o manejo do vinhedo e acompanhamento da maturação, até utilização de insumos enológicos e de técnicas adequadas de vinificação, para obtenção de vinhos e sucos de qualidade sensorial”, avalia professor Douglas.

Conforme a organização, o concurso é um balizador das ações de pesquisa e extensão que precisam ser realizadas para aperfeiçoar e desenvolver a vitivinicultura na região do Planalto Norte. “Por sermos uma região não tradicional no cultivo da uva e do seu processamento no estado de Santa Catarina, fica mais evidenciada a importância das instituições de ensino, pesquisa e extensão para fomentar a atividade na região”, destaca o coordenador do concurso.

Além do trabalho em conjunto entre IFSC, Epagri e Embrapa, o concurso conta com o apoio de bolsistas de iniciação científica, de extensão e voluntários do Grupo de Fruticultura. Nesta edição, os estudantes participantes são Alcemir Nabir Kowal, Thuany Levandoski Jansen, Thalia Aparecida Silva Maciel, Rabechtl Stange Almeira, Eduardo Virmond de Souza Farias, Rodrigo Palinguer, Eduarda Schmidt, Otávio Frederico Steidel, Henry Matheus Altmann, Kelly Eduarda Demetrio, Naira Marina Krauss, Pedro Fladzinski, Eduardo Bloncovski, Caroline de Souza Wisniewski, Victor Hug Kruger Schiessl e Lucas Zipperer.

CÂMPUS CANOINHAS EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.