O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Para que serve a Auditoria Interna?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 06 out 2021 09:46 Data de Atualização: 24 jan 2023 08:26

Você já ouviu falar em auditoria? É possível que sim já que, além de representar um setor em instituições públicas ou privadas, a auditoria é, antes de mais nada, uma atividade. Ela pode ser descrita como o exame sistemático das atividades de um setor ou de uma empresa

A auditoria tem a função de averiguar se os processos e as atividades estão sendo desenvolvidas conforme o planejamento e também se são eficazes. Ou seja, auditar é o mesmo que analisar ou examinar, tendo como norte o plano pré-estabelecido e as metas a serem atingidas, buscando utilizar os recursos da melhor maneira possível.

A auditoria auxilia, desse modo, a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gestão de riscos, de controle e de governança corporativa. 

Nas instituições, as auditorias podem ser classificadas em externa e interna. A externa se distribui nas diversas áreas de gestão (auditoria de recursos humanos, auditoria jurídica, auditoria contábil etc.). Já a interna tem como objetivo avaliar o processo de gestão em si, englobando a governança corporativa, a gestão de riscos e a aderência às normas com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.

E você sabia que o IFSC também tem um setor de auditoria? Sim! Como instituição pública é muito importante que o serviço que prestamos seja auditado - interna e externamente - para garantir a qualidade e a melhor entrega possível para os cidadãos como você.

Quem faz a auditoria no IFSC?

Externamente, quem faz esse processo são os órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). Você pode ver os relatórios das auditorias realizadas neste link.

Mas o IFSC também possui um setor e servidores concursados só para isso. Enquanto o auditor externo é um profissional designado para uma auditoria específica e que tem um tempo limitado para resolver problemas, o auditor interno é um servidor da própria instituição, que dispõe de mais tempo e conhecimento sobre os processos e funcionamento do órgão.

O trabalho de auditoria interna é responsabilidade da área de Auditoria Interna do IFSC, a Audin, cujas atividades são realizadas pela Unidade de Auditoria Interna – a UNAI. A Audin está estruturada em Auditoria Geral e Auditorias Regionais, conforme as regiões onde o IFSC possui câmpus. Ela é um órgão de assessoramento que está vinculado hierarquicamente ao Conselho Superior do IFSC (Consup) e suas competências estão estabelecidas em um regimento interno próprio

-> Leia mais sobre as funções e funcionamento do Conselho Superior do IFSC

Assim podemos dizer que a Unidade de Auditoria Interna é um órgão administrativo, que pertence à estrutura organizacional da Reitoria, vincula-se administrativamente ao Conselho Superior, e normativa e tecnicamente à Controladoria-Geral da União.

O que faz a Auditoria Interna?

 O trabalho da Unidade de Auditoria Interna consiste em:

- Atividades de controle interno exercidas por meio de consultoria e avaliação objetiva e independente da conformidade de gestão e do assessoramento à alta administração;

- Análise do desempenho das áreas em relação às atribuições e aos planos, às metas, aos objetivos e às políticas definidas pela entidade.

-> Entenda o papel da Auditoria Interna na garantia da integridade institucional

As atividades realizadas anualmente pela Auditoria são definidas em um planejamento que considera a matriz de riscos da Instituição, demandas da CGU e do TCU e demandas da comunidade interna e da gestão. Este planejamento passa por apreciação e aprovação da própria CGU e também do Consup. 

Após a finalização dos trabalhos de auditoria, é realizada uma reunião com a gestão para apresentar o resultado, discutir as recomendações e determinar um prazo para atendimento dessas recomendações, que normalmente incluem propostas de melhorias nos serviços prestados pelo IFSC, como algum dado que deveria ser público e não está disponível ou a melhoria na apresentação de informações em alguma área do Portal do IFSC.

-> Veja os relatórios das auditorias realizadas

O objetivo, portanto, é adicionar valor e melhorar o desempenho da organização. Por meio da atuação da Auditoria Interna, conseguimos melhorar a eficiência dos serviços prestados, satisfazendo as necessidades dos usuários da forma menos onerosa possível, e extraindo a maior efetividade e qualidade na prestação do serviço.

Para fazer este trabalho, o IFSC conta atualmente com sete servidores concursados, que se dividem entre a Reitoria e as regiões onde o IFSC possui câmpus (Grande Florianópolis, Norte, Oeste, Planalto e Sul). A equipe possui profissionais formados em Direito, Economia e Ciências Contábeis. 

O que acontece quando a Auditoria encontra algum problema?

Existem duas situações: a primeira quando a auditoria identifica alguma inconformidade e a segunda - mais rara -  quando a inconformidade é relatada à auditoria. 

No primeiro caso, a inconformidade é descrita em relatório e é realizada  uma recomendação de correção. O material é então encaminhado à gestão para ciência e providências necessárias, sendo papel da auditoria monitorar a implementação da recomendação. 

Já no segundo caso, a auditoria pode emitir uma Nota de Auditoria, para providências imediatas, ou reportar o problema para o setor ou órgão que tenha a responsabilidade para apuração, como Assessoria de Correição, CGU, entre outros.

Posso fazer uma denúncia para a Auditoria?

Estamos aqui falando que a auditoria ajuda a identificarmos problemas e corrigirmos. Você pode pensar: se eu perceber algo, posso informar ou denunciar para a Auditoria? A resposta é não. O caminho aí não é a auditoria, mas sim a Ouvidoria do IFSC conforme já explicamos neste post.

Entendeu por que esse trabalho é importante? É a partir dessas análises periódicas que conseguimos fazer melhorias para a comunidade externa que, às vezes, na correria do dia a dia, não são percebidas pelo setor que presta aquele serviço.

Ficou com mais alguma dúvida ainda? Escreve pra gente no e-mail blog@ifsc.edu.br.

Receba nossos posts

Se quiser ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC, clique aqui e leia todos os nossos posts. Você também pode receber nossos posts no seu e-mail sempre que forem publicados fazendo seu cadastro aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.