Pular para o conteúdo

Notícias

Câmpus Urupema mobiliza crianças no combate ao Aedes aegypti

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 13 abr 2016 21:00 Data de Atualização: 06 fev 2018 15:06

 

Sete de abril foi dia de mobilização em Urupema contra o mosquito Aedes aegypti. Data escolhida em virtude da alusão ao Dia Mundial da Saúde. A equipe Intersetorial de Mobilização do Câmpus realizou atividades com as escolas do município, para que desde pequenos os alunos saibam como se prevenir contra o mosquito e orientar as suas famílias. Ao todo foram mobilizadas mais de cem pessoas, incluindo a Creche do Centro e as duas escolas do interior: Cedro e Bossoroca.

 

Pela manhã, a equipe esteve na Creche, onde apresentou um vídeo às crianças e realizou atividades lúdicas, caracterizando os alunos de mosquito para explicar os sintomas caso a pessoa seja infectada. Em outra atividade, realizada no pátio, cada aluno possuía uma imagem de um mosquito e deveria colocá-lo em um possível criadouro. Feito isso, foram retirados os mosquitos e recolhidos os materiais.

 

À tarde, a equipe de Mobilização se dividiu, com um grupo indo para a escola do Cedro e outro para escola da Bossoroca. Lá, as equipes realizaram atividades com alunos do Ensino Fundamental, turmas de primeira a quinta série, e educação infantil. Após a exibição de um vídeo foi feito um quiz sobre as precauções, sintomas e etc. Na escola da Bossoroca, as crianças haviam decorado toda a escola com imagens do mosquito e fizeram apresentações sobre o tema, inclusive com paródias.

 

Segundo a Secretária de Educação do Município, Sônia de Fátima Arruda, as duas escolas já haviam iniciado os trabalhos sobre o assunto. "A ação do IFSC vem ao encontro do que nós já havíamos começado a trabalhar nas escolas e reforça para eles a importância de prevenir, olhar bem o quintal de casa e orientar os familiares. Isso é importante, pois desde pequenos eles aprendem sobre o mosquito e também aprendem a repassar essa informação aos demais membros da comunidade", destaca.

 

Após as apresentações, as duas escolas saíram pelas comunidades. Munidos com panfletos, luvas e sacos de lixo, todos foram em busca de possíveis criadouros do mosquito. Foram visitadas as casas e entregue material informativo. Ao final, as crianças retornaram às escolas com o material recolhido, o qual o município dará a destinação correta.

 

Para o pedagogo do Câmpus Urupema e membro da Comissão de Mobilização, Otoniel Rodrigues Silva, a ação finaliza o trabalho de apoio ao município de combate ao Aedes. "No trote solidário realizado com os alunos dos cursos superiores, Viticultura e Enologia e Alimentos, que ingressaram neste ano no Câmpus, já havíamos visitado praticamente todo o perímetro urbano de Urupema. Agora, foram os alunos do Ensino Fundamental que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o combate ao mosquito e fazer vistorias em suas comunidades. Se depender da empolgação que as crianças demostraram durante a realização das atividades, o mosquito não vai se reproduzir em Urupema", finaliza.

 

Equipe executora da ação:

Alécio Vaneli Gaigher Marely – Professor de Inglês

Anderson Amorim Baldoino – Assistente de Alunos

Karla Garcia Luiz – Psicóloga

Karoline Gonçalves Nazário – Assessora da Direção e Relações Externas

Otoniel Rodrigues Silva - Pedagogo

Rosiana Tais Andreolla – Assistente Social

 

Para ver mais fotos da ação, acesse a página do Câmpus Urupema no Facebook.

 

CÂMPUS URUPEMA