Site Map

Resoluções

Resoluções

A validação de projetos de pesquisa que envolvem seres humanos é regulamentada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão vinculado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Veja as resoluções que tratam da questão:

Resolução CNS 466/12,de 12 de dezembro de 2012:   aprova as normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.

Resolução CNS 510,de 07 de abril de 2016:  trata sobre a Ética na Pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais.

Norma Operacional nº 001/2013:  dispõe sobre a organização e funcionamento do sistema CEP/CONEP, e sobre os procedimentos para submissão, avaliação e acompanhamento da pesquisa e de desenvolvimento envolvendo seres humanos no Brasil.  

LGPD - Lei 13.709 de 14 de agosto de 2018:  dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Orientações para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual

Resolução 674, de 06 de maio de 2022 que estabelece a tramitação dos protocolos de pesquisa científica envolvendo seres humanos, no Sistema CEP/Conep, de acordo com a tipificação da pesquisa e os fatores de modulação. 

Voltar ao Top

Voltar ao Topo