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Apresentação

Apresentação

APRESENTAÇÃO:

O VII Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar e o  V Workshop de Educação Profissional e Evasão Escolar são dois eventos que acontecerão simultaneamente sediados e promovidos pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE).

 

Este evento  científico, tecnológico, será realizado presencialmente e transmitido em tempo real pelo canal oficial do IFSC no youtube. Desta forma, viabilizando a divulgação de resultados de pesquisa, a difusão de informações relacionadas a temática da evasão escolar, a interação de pesquisadores, docentes, estudantes, profissionais, e demais agentes públicos, bem como a promoção do intercâmbio científico e tecnológico do Estado de Santa Catarina, do Brasil e de outros países.

 

O tema do evento proposto para esta edição será:  Evasão escolares em  tempos de adversidades e desigualdades - Políticas, Saberes e Práticas   

- Contexto cultural

- Contexto econômico

- Contexto social

- Contexto científico

- Contexto da gestão do conhecimento

- Contexto histórico

- Contexto psicológico 

- Contexto cognitivo

- Contexto de gênero 

 

HISTÓRICO DO EVENTO:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)  acolherá estudantes, técnicos em Educação, professores e pesquisadores de diversas instituições educacionais brasileiras, além de representantes de outros países, para participar do VII Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar e V Workshop sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. O evento ocorrerá nos dias 09 e 10 de novembro de 2022, em Florianópolis/SC.

 

O evento dará continuidade às reflexões e ações sobre o tema, que ocorrem há uma década e são organizados pela Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES). A primeira edição do Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto de agosto de 2009, na Faculdade de Educação da UFMG, onde se analisou processos de evasão escolar na Educação Profissional através de debates acerca da temática, na perspectiva de um trabalho conjunto entre países da América Latina. 

 

Dois anos depois – nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2011, também na UFMG, ocorreu o II Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, onde pesquisas concluídas e em andamento foram socializadas, dando continuidade às perspectivas formuladas no primeiro colóquio, enfatizando temas como a configuração da educação profissional na região iberoamericana e os processos de evasão escolar, consolidando o evento como importante oportunidade bianual para discussões sobre o tema.

 

A edição seguinte, o III Colóquio Internacional sobre a Educação Profissional e Evasão Escolar, foi realizada nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2013, também em Belo Horizonte. Na oportunidade, examinaram-se características qualitativas e quantitativas do percurso dos estudantes das escolas técnicas de nível médio nos países membros da RIMEPES, onde foram abordados o trabalho docente, o sucesso dos estudantes e as três formas de saída da educação profissional técnica de nível: o abandono, as transições para o mundo do trabalho e para o ensino superior.

 

O IV Colóquio Internacional sobre a Educação Profissional e Evasão Escolar, que ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2015, deu continuidade ao trabalho de consolidação da RIMEPES, promovendo intercâmbios de pesquisas e discussões sobre o tema, em âmbito nacional e internacional.

 

A RIMEPES também promoveu o I, o II e o III Workshop Nacional de Educação Profissional e Evasão Escolar, respectivamente, em 2012, 2014 e 2016, na UFMG, no Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Brasília, e no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, com a participação de estudantes, pesquisadores e professores de diversos estados brasileiros. Os eventos discutiram evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica no âmbito das instituições brasileiras, na perspectiva do acesso, permanência e êxito do estudante durante sua trajetória escolar, através de palestras, mesas redondas e apresentação de pesquisas já realizadas ou em andamento sobre o tema.

 

A partir das discussões oriundas desses eventos, surgiu a necessidade da criação de uma instituição nacional que se propusesse a integrar estudantes, profissionais e pesquisadores interessados no tema evasão escolar na educação brasileira. Daí originou a Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE), que desde 2016 é corresponsável pela organização dos eventos.

 

No ano de 2019 ocorreu o VI Colóquio Internacional sobre a Educação Profissional e Evasão Escolar, pela primeira vez em Salvador na Bahia, sob a responsabilidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA. O evento pretendeu contribuir com a formação de estudantes de graduação e de pós-graduação, de professores da educação básica, profissional e superior, além de pesquisadores interessados no tema. Para tanto, foram promovidas palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos sobre temas como “evasão escolar na educação profissional e superior”, “Educação Profissional”, “Formação, Trabalho e Juventude”, “Experiências em inclusão e permanência escolar”, dentre outros, onde se pretende proporcionar a troca de conhecimentos e experiências culturais e educacionais diversas, possibilitando pensar em estratégias que garantam a conclusão dos cursos pelos estudantes nos espaços educativos em todos os níveis e modalidades de ensino.

 

OBJETIVOS (principal e específicos):

Principal: 

O objetivo do evento é promover a sistematização e  debate de estudos relacionados à prevenção da evasão/abandono escolar.

Específicos:

- Possibilitar a socialização de estudos e pesquisas relacionadas à temática da evasão/abandono escolar;

- Difundir pesquisas e trabalhos relacionados a problemática da evasão/abandono escolar a partir dos fatores intervenientes e seus efeitos;

-Apresentar possibilidades de enfrentamento e prevenção da evasão/abandono escolar;

-Aproximar pesquisadores desta área.

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