Guia do estudante - Ajude a melhorar a instituição

Ajude a melhorar a instituição

Faz parte da experiência educacional do IFSC participar dos processos democráticos da nossa instituição, e você pode fazer isso de diversas maneiras. 

Além de participar das agremiações e centros acadêmicos, os alunos podem votar e ser votados nas eleições para vários órgãos colegiados do IFSC. Saiba como participar e ajudar seus colegas a terem voz nas decisões tomadas pela instituição:

Movimentos estudantis do IFSC: entenda o papel de cada um
Representações estudantis no IFSC: veja como participar 

Colegiado do curso

Cada curso de graduação possui um colegiado para acompanhar e implementar o projeto pedagógico do curso, avaliar alterações curriculares e discutir outros temas ligados ao curso, sempre observando as normas do IFSC. Todo Colegiado de Curso possui representação estudantil de um estudante para cada quatro professores. 

Colegiado do câmpus

Para criar normas e tomar as decisões sobre cada câmpus, por delegação do Conselho Superior, o colegiado do câmpus colabora para o processo educativo e pela correta execução das políticas do IFSC. Os alunos têm representantes eleitos entre si, em número definido pelo regimento interno de cada câmpus.

Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)

O Cepe é o colegiado que trata da regulamentação de cursos, diretrizes curriculares e outros assuntos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão na instituição. Os estudantes têm cinco representantes titulares e cinco suplentes eleitos por alunos de todo o IFSC. 

Conselho Superior (Consup)

O Consup é o órgão máximo do IFSC, com caráter consultivo e deliberativo. É este conselho que avalia e também toma decisões sobre diversos assuntos do instituto. Os estudantes têm cinco representantes titulares e cinco suplentes eleitos por estudantes de todo o IFSC. Além disso, há também dois representantes dos egressos, ou seja, alunos já formados pelo IFSC.  

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A CPA é responsável pela condução do processo de avaliação, sistematização e prestação das informações solicitadas ao IFSC pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A CPA é composta por uma comissão central e comissões locais nos câmpus e na Reitoria.

A comissão central tem três representantes dos estudantes e três suplentes, que são outros estudantes que podem ser chamados caso os representantes não possam comparecer. Os seis estudantes são eleitos por alunos de todo o IFSC. Já as comissões locais dos câmpus têm um representante dos alunos, eleito pelos estudantes daquele câmpus. Na comissão local da Reitoria não há representação estudantil.  

Voltar ao Top

Voltar ao Topo