Matriz Curricular

Matriz Curricular

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo projeto

Conheça a Matriz Curricular do projeto “Autonomia social e econômica: gerando renda e valorizando o trabalho feminino”.

Curso Município Vagas Carga horária Início
Geração de renda, tecnologia e valorização do trabalho feminino (Foco em Artesanato para geração de renda) Siderópolis 30 96 Nov/21
Geração de renda, tecnologia e valorização do trabalho feminino (Foco em Manicure) Içara 30 96 Fev/22
Geração de renda, tecnologia e valorização do trabalho feminino (Foco em Manicure) Urussanga 30 96 Fev/22
Geração de renda, tecnologia e valorização do trabalho feminino (Foco em Artesanato para geração de renda) Criciúma 30 96 Fev/22
Geração de renda, tecnologia e valorização do trabalho feminino (Foco em Artesanato para geração de renda) Balneário Rincão 30 96 Fev/22
Curso em Empreendedorismo –
Mulher Empreendedora
Pescaria Brava 40 40 Fev/22
Inclusão Digital Jaguaruna 40 40 Fev/22
Inclusão Digital Tubarão 40 40 Fev/22
Instalações Elétricas Residenciais – Turma 1 Tubarão 20 40 Nov/21
Instalações Elétricas Residenciais – Turma 2 Tubarão 20 40 Fev/22
Cidadania, Alfabetização e Letramento Tubarão 30 60 Nov/21
Geração de renda, tecnologia e valorização do trabalho feminino (Foco em Artesanato para geração de renda) Laguna 30 96 Fev/22
Comunicação e Atendimento ao Cliente Orleans 40 20 Nov/21
Comunicação e Atendimento ao Cliente Capivari de Baixo 40 20 Fev/22
Inovação e Criatividade Capivari de Baixo 40 40 Fev/22

Total de municípios: 11

Mulheres atendidas: 490

 

Curso em Empreendedorismo Feminino (Modelo: Híbrido) 

Objetivo: Desenvolver a capacidade empreendedora nas alunas, de forma a proporcionar conhecimento para o desenvolvimento pessoal para autonomia e geração de renda. 

Ementa: Ambiente virtual de aprendizagem e suas funcionalidades; Fundamentos da educação à distância; Fundamentos do Empreendedorismo e da Administração; Competências, Habilidade e Atitudes da Mulher Gestora/Empreendedora; Marketing pessoal (postura profissional); Liderança e conflitos interpessoais; Diagnóstico empresarial; Fundamentos de Marketing; Fundamentos de Estratégia; Fundamentos de Finanças; Fundamentos de Operação; Fundamentos de Gestão de Pessoas; Plano de negócios.

Curso de Comunicação e Atendimento ao Cliente (Modelo: Híbrido)

Objetivo: Desenvolver a capacidade de atendimento qualificado nas alunas, de forma a proporcionar conhecimento para atendimento em serviços de micro e pequenas empresas da região.

Ementa: Ambiente virtual de aprendizagem e suas funcionalidades; Fundamentos da educação à distância; Resolução de situações cotidianas e especiais no atendimento dos clientes; Capacitação de se colocar no lugar do cliente; Aperfeiçoamento dos aspectos de comunicação, falar de improviso, comunicação verbal e não verbal; Identificação e entendimento do perfil do cliente e decisão sobre à técnica apropriada para ser utilizada em cada tipo de necessidade e situação; Monitoramento de andamento de pedidos/compras; Técnicas de agregação de valor a produtos e serviços para satisfazer o consumidor.

Curso de Inovação e Criatividade (Modelo: Híbrido)

Objetivo: Desenvolver a capacidade nas alunas de promover o desenvolvimento de conhecimentos e competências relacionadas à inovação e criatividade. Despertar o potencial de transformação positiva do ambiente onde o aluno está inserido, criando inovações valorizadas pelas empresas e pela sociedade. Proporcionar conhecimentos sobre inovação e desenvolver competências ligadas à criatividade, que potencializem as possibilidades de sucesso do sujeito na vida e em sua atividade laboral.

Ementa: Ambiente virtual de aprendizagem e suas funcionalidades; Fundamentos da educação à distância; Desenvolvimento da criatividade; Criatividade, invenção e outros conceitos relacionados à inovação; Tipologias e classificações de inovação; Exemplos e cases de inovação; Gestão da inovação.

Curso em Inclusão Digital (Modelo: Híbrido)

Objetivo: Capacitar as mulheres por meio de qualificação profissional para o uso das tecnologias digitais que ultrapasse à dimensão puramente técnica destes instrumentos, contemplando também sua dimensão pedagógica para o uso dessas ferramentas no mundo do trabalho.

Ementa: Princípios da informática; Hardware e software; Sistema operacional; Internet; funcionamento e ferramentas; E-mail; Redes Sociais e seus aplicativos; Pacote BrOffice: Write, Calc e Impress. 

Curso em Instalações e Serviços de Eletricidade (Modelo: Presencial)

Objetivo: Capacitar as mulheres para realizar a instalação e manutenção elétrica residencial de baixa tensão, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, higiene, saúde e segurança.

Ementa: Importância da mulher no setor de controle e processos industriais; Noções de eletricidade básica: Lei de Ohm, potência e energia; Condutores elétricos: tipos, aplicação e emendas de condutores; Aspectos de Segurança em Eletricidade; Normas técnicas: NR10, NBR 5410-2004, E321-0001 da CELESC; Centrais elétricas: funcionamento e aspectos construtivos; Componentes de instalações elétricas: iluminação, interruptores, tomadas, dispositivos de proteção, quadro de distribuição, padrão de entrada de energia elétrica, minuterias, foto-células, sensores de presença; Diagramas elétricos multifilar e unifilar; Simbologia padronizada dos dispositivos e equipamentos elétricos; Sistema de aterramento em instalações elétricas residenciais; Execução de instalações elétricas; Utilização de ferramentas manuais elétricas para execução dos serviços.

Formação Continuada em Cidadania, Alfabetização e Letramento (Modelo: Híbrido)

Objetivo: Compreender os sistemas alfabético e aritmético, a partir das consciências fonológica e numérica, e posterior entendimento de letras e números, bem como dos processos de codificação e de decodificação grafofonêmicos e numéricos.

Ementa: 1. Cidadania: autoestima, identidade e formação comunitária. 2. Alfabetização e Letramento: oralidade e letramento; sistema alfabético e ortográfico, envolvendo familiarização com as letras, construção de palavras estáveis, análise fonológica, comparação entre palavras, composição e decomposição de letras, correspondências grafofônicas; produção e leitura de textos. 3. Alfabetização Matemática: consciência numérica; cálculos aritméticos básicos; sistema monetário.

Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino (Modelo: Presencial)

Objetivo: Estimular a produção e ampliação de renda para mulheres acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, possibilitando acesso à educação e tecnologia.

Ementa: Trabalho Feminino e Economia (8 horas): Conceito desigualdade de direitos entre homens e mulheres. Plano de políticas públicas para mulheres. Direito sociais. Mundo do trabalho e desenvolvimento local Saúde e Trabalho (8 horas): Higiene pessoal. Saúde da mulher. Segurança do trabalho. Alimentação saudável. Horta Orgânica. Meio ambiente e saúde. Comunicação e Acesso às mídias sociais (12 horas): Ferramentas básicas de informática (internet, redação de texto, planilhas e desenho). Aplicativos de comercialização de produtos de base social (exemplo: cirandas). Mecanismos de interação social por internet. (blog, facebook, instagram, whatsapp). Comunicação falada e escrita. Comercialização e venda. A economia solidária e o trabalho coletivo (12 horas): Conceito e diretrizes de trabalho coletivo. Conceito e diretrizes de economia solidária. Autogestão do empreendimento. Eventos. Relações interpessoais. Responsabilidade socioambiental. Fundos coletivos e solidários. Captação de recursos por meio de editais públicos e privados. Educação Financeira (8 horas): Operação matemática de: adição, subtração, divisão e multiplicação. Cálculo de juros. Matemática financeira aplicada. Desenvolvimento de Produtos (40 horas): Economia, cultura e desenvolvimento local e regional. Pesquisa de mercado e de público. Técnica e tecnologia aliada para o desenvolvimento de produtos. Materiais de baixo impacto ambiental. Estratégias de marketing. Economia criativa. Oficinas de artesanato. Cálculo de preço do produto. Oportunidades de negócio/trabalho (8 horas): Incubadoras sociais. Assessorias para desenvolvimento do negócio. Meios de formalização do empreendimento/negócio. Financiamentos e microcrédito bancário Feira de oportunidades de capacitação e negócios articulada a feira de economia solidária. Novas formas de comercialização.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo