Asset Publisher


Na última segunda-feira, 29 de abril, tivemos a honra de receber na Reitoria do IFSC a comitiva da alta gestão do Instituto Federal Catarinense (IFC). O encontro teve como principal objetivo fortalecer os laços entre as instituições irmãs em Santa Catarina e discutir uma série de temas de interesse mútuo.

Entre os assuntos abordados durante a reunião, destacam-se iniciativas para a alteração da estrutura organizacional, visando uma melhor eficiência e integração das áreas de atuação. No caso do IFC, uma das mudanças significativas para eles foi a aglutinação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com a área de pesquisa, buscando uma sinergia mais efetiva entre esses setores. Além disso, foi discutida a formalização dessa alteração por meio de portaria administrativa.

Outra mudança relevante foi a criação de uma pró-reitoria específica para a gestão de pessoas, antes vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin). Essa reestruturação tem como objetivo potencializar as ações relacionadas ao desenvolvimento e valorização dos servidores.


Dentre os temas tratados, destacam-se ainda a realização de concursos públicos com negociação de vagas de servidores, considerando as listagens de disponibilidade de cada instituição. Também foi discutida uma ação conjunta entre as instituições para promover a permanência e o êxito dos estudantes, também foi tratado sobre o Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e o Observatório de Permanência e Êxito.

Além disso, foram abordados temas como greve, projetos de refeitórios e a possibilidade de parcerias, como a que está sendo estudada com Guiné-Bissau.

É importante destacar a relevância desses encontros para fortalecer não apenas as relações entre as instituições, mas também para promover a troca de experiências e boas práticas. Essa iniciativa reforça o compromisso do IFSC e do IFC com a excelência acadêmica e o desenvolvimento regional, demonstrando que, juntos, somos mais fortes na busca por uma educação transformadora e inclusiva.