Site Map

Histórico

Histórico

As origens e os primeiros cursos do Câmpus Tubarão

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) começou seu processo de implantação no ano de 2012, após a audiência pública realizada no centro comunitário do bairro Passagem, que inicialmente abrigaria a construção do câmpus. Após análises e várias negociações, o Câmpus foi construído no terreno pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), às margens da BR 101.

Na audiência, autoridades e comunidade tubaronense em geral elegeram os seguintes eixos tecnológicos a serem contemplados pelo Câmpus: Controle de Processos Industriais, Produção Industrial, Infraestrutura e Ambiente e Saúde. Após consulta e levantamento de dados a respeito das potencialidades da região, foi elaborada e realizada uma pesquisa de demanda com entidades estudantis, industriais, comerciais e gestoras do município.

No dia 15 de fevereiro de 2013, a professora Rita de Cássia Flor foi nomeada diretora-geral do Câmpus, que passaria a funcionar inicialmente em uma sala da Secretaria de Educação, no bairro Oficinas. Em março de 2013, foi publicada a portaria autorizando a Cessão de Uso Gratuito do terreno pertencente ao DNIT para construção da sede. Já em 18 de junho de 2013, ocorreu a assinatura da ordem de serviço pela Reitora e também a assinatura de convênio com a Prefeitura Municipal de Tubarão para oferta do programa Mulheres Mil, realizado em paralelo ao início das obras, envolvendo usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Em julho daquele ano, ocorreu a mudança de local de atendimento do Câmpus para a sede da Fundação de Desenvolvimento Social, no bairro Centro. Após visita do MEC às instalações provisórias, foi publicada em 7 de outubro de 2013 a portaria nº 993, autorizando o funcionamento do Câmpus Tubarão.

O primeiro curso executado através do Programa Mulheres Mil foi o de Zeladoria, ocorrendo nos municípios de Tubarão e Capivari de Baixo durante cinco meses, em parceria com o cCmpus Criciúma. A formatura das alunas ocorreu no dia 12 de dezembro de 2013, havendo 78 mulheres concluintes. Já o primeiro curso proveniente do Câmpus foi o de Formação de Formadores intitulado “Práticas Pedagógicas”, ocorrendo no município de Santa Rosa de Lima no segundo semestre de 2013. No primeiro semestre de 2014, ocorreu nas cidades de Santa Rosa de Lima, Tubarão e Capivari de Baixo o curso de Formação de Formadores intitulado “Dificuldades de Aprendizagem”. Logo depois, surgiram os cursos Pronatec de Almoxarife (Tubarão), Operador de Computador (Capivari de Baixo e Braço do Norte) e Reciclador/Mulheres Mil (Tubarão e Capivari de Baixo).

Entre agosto e dezembro de 2014, o Câmpus realizou seu atendimento de forma parcial na nova sede, visto que a infraestrutura não estava totalmente concluída. Somente no dia 22 de dezembro de 2014 passou a atuar oficialmente na sede atual.

Voltar ao Top

Voltar ao Topo