“O alienista”, de Machado de Assis, é obra do mês no Clube de Leitura Sem Censura

EXTENSÃO Data de Publicação: 20 jun 2023 16:32 Data de Atualização: 20 jun 2023 16:50

A obra “O alienista”, do brasileiro Machado de Assis (1839-1908), é o tema de junho do Clube de Leitura Sem Censura, parceria do IFSC com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que visa estimular a leitura e o pensamento crítico, além de aproximar as pessoas da biblioteca.

O encontro on-line será em 26 de junho, às 19h30, pela plataforma Teams. A participação é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada. Basta fazer a inscrição pelo link.

Não é necessário ter lido a obra completa para participar do encontro.

Sobre “O alienista”

A obra “O alienista”, publicada em 1882, conta a história do renomado e respeitado médico Simão Bacamarte, que monta seu consultório na cidade de Itaguaí e tem como meta de vida ter filhos. Ele casa-se com Evarista, mas a relação é movida pelo interesse em ter filhos, não por amor. Simão costuma enxergar loucura em muitas pessoas e isso o leva a criar o manicômio “Casa Verde”, onde passa a internar muita gente. Tais atitudes geram revolta nos cidadãos, o que gera um movimento contra o manicômio.

Faça sua inscrição para participar do encontro sobre a obra “O alienista”


 

EXTENSÃO