Segundo turno da eleição para reitor ocorre nesta terça (03)

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 03 jun 2025 08:00 Data de Atualização: 16 jun 2025 11:39

Estudantes e servidores do IFSC escolherão nesta terça-feira (03) o próximo reitor da instituição. A votação começa às 9h e vai até as 21h, em 22 câmpus e na Reitoria. Concorrem ao cargo de dirigente máximo do IFSC o atual reitor Maurício Gariba Júnior e o atual diretor-geral do Câmpus Florianópolis Zízimo Moreira Filho. 

A votação será feita em urnas eletrônicas. Mais de 25 mil pessoas, entre estudantes de cursos regulares (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e servidores do quadro ativo permanente, estão aptas a participar da votação, apresentando um documento oficial com foto.

Estudantes com matrícula em mais de um curso poderão votar apenas uma vez, usando a matrícula mais recente. Servidores que forem também estudantes do IFSC votam apenas uma vez, como servidores. Servidores que tiverem mais de um cargo no IFSC (para situações em que a pessoa possui um cargo de docente e um de técnico administrativo), votam apenas uma vez e seu voto vai contar para o segmento no qual tem a matrícula mais recente. Servidores que estiverem exercendo atividades em mais de um câmpus, ou estejam em função na Reitoria, devem votar no câmpus onde têm lotação permanente (a não ser que tenham pedido voto em trânsito).

Confira a lista de eleitores e o local de votação

É proibida a boca-de-urna e a distribuição de qualquer material relacionado à eleição no dia da votação. Manifestações individuais como o uso camisetas, bottons ou adesivos são permitidos, exceto para quem estiver atuando como mesário e fiscal

Candidatos

Os candidatos Maurício Gariba Júnior e Zízimo Moreira Filho disputarão o segundo turno nas eleições para reitor do IFSC. Zízimo teve o maior índice de votação do primeiro turno (30,27%), enquanto Gariba ficou em segundo lugar, com índice 24,65%. Consulte a composição das chapas e os planos de gestão dos candidatos na página das Eleições 2025.

Veja como foi o último debate entre os candidatos

Apuração e resultados

A apuração dos votos será iniciada após o encerramento da votação. Os resultados serão divulgados no dia 4 de junho, até as 14h. Será vencedor o candidato que obtiver o maior índice de votação, conforme detalhado na Seção II do Regulamento. O mandato de reitor é de quatro anos.

Entenda melhor como funciona a contagem de votos neste post do Blog do IFSC

INSTITUCIONAL INSTITUCIONAL