IFSC forma turma do Qualifica Mulher em Siderópolis

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 17 mai 2022 15:46 Data de Atualização: 17 mai 2022 15:51

O Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) forma nesta quinta-feira (19) mais uma turma do programa Qualifica Mulher. Em Siderópolis, receberão seus certificados 17 mulheres que fizeram o curso de Geração de renda, tecnologia e valorização do trabalho feminino, com foco em Artesanato. O evento será às 19h30, no Centro Social Urbano de Siderópolis.

Estudante de Licenciatura em Química do Câmpus Criciúma, Jussara de Araújo Izé foi a professora da parte teórica do curso em Siderópolis. “Levei muitas atividades lúdicas para elas. Foi através de brincadeiras que eu consegui entrar no coração delas, para verem que são inteligentes, empoderadas e que elas podem ser o que elas quiserem”, conta. “Ensinei elas a fazerem apresentação de seminários para mostrar melhor e conversar sobre seus trabalhos”, diz Jussara.

O Qualifica Mulher é resultado de uma parceria entre os Câmpus Criciúma e Tubarão do IFSC, com recursos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e executado em conjunto com as prefeituras municipais das duas regiões. Até o final do projeto, mais de 400 mulheres em situação de vulnerabilidade social terão sido beneficiadas com cursos de capacitação profissional.

Para Ziziane Flausino, 40 anos, participar do Qualifica Mulher em Siderópolis representou uma motivação a mais para seguir aprendendo. “O curso foi maravilhoso, aprendemos muito e ficamos com um gostinho de quero mais. Vou continuar colocando em prática tudo que aprendi. No momento estou fazendo um curso de atendente de farmácia”, afirma. “É muito bom aprender e se capacitar. É como se diz: podem tirar tudo de você menos o conhecimento”, conclui.

Já Josiane Osmarina Barboza, 43 anos, estava desempregada e conseguiu um trabalho durante a realização do curso. “Agora não tenho muito tempo para me aprimorar mais um pouco, mas quero tentar fazer carreira no artesanato sim. Foi um prazer fazer. Pensei que não ia chegar até o fim”, relata. “Achei muito importante esse curso para nós mulheres termos uma renda sem sair de casa”, completa.

Secretária de Assistência Social de Siderópolis, Fernanda Frello Venturini comemora o sucesso da parceria com o IFSC. “Qualificar mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social, oportunizando a elas uma capacitação, é uma forma de gerar renda para ajudar sua família foi muito importante. Elas se empenharam muito, confeccionaram trabalhos maravilhosos. É a primeira vez que essa parceria é ofertada pelo município ao público, gerando autonomia e oportunidades para essas mulheres,” afirma.

Na região de Criciúma, já foram concluídos os cursos do Qualifica Mulher em Içara e Urussanga, onde as mulheres realizaram cursos de manicure. Além destes, estão em andamento os cursos de confeitaria, em Balneário Rincão, e de maquiagem, com mulheres de Criciúma.

CÂMPUS CRICIÚMA EXTENSÃO