O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Qualifica Mulher: IFSC conclui curso de Confeitaria no Balneário Rincão

CÂMPUS CRICIÚMA Data de Publicação: 31 mai 2022 17:23 Data de Atualização: 01 jun 2022 12:53

Moradora de Balneário Rincão, Iara Maciel, 50 anos, aproveitou a Páscoa para produzir cerca de 20 ovos de chocolate para colocar à venda. A ideia foi aproveitar o conhecimento que ela já estava absorvendo no curso de Confeitaria do programa Qualifica Mulher. E deu tão certo que ela já está de olho na próxima data, o Dia dos Namorados, para produzir algumas barras de chocolate.

Iara trabalha produzindo salgados para festas havia dois anos. Com o curso, viu uma nova oportunidade. “Agora estou no ramo da confeitaria, onde pretendo seguir em frente. Sei que vai me ajudar muito. Quero me aperfeiçoar. Já que eu já fazia salgados, por que não fazer outro curso?”, conta. A confeiteira trabalha diariamente e suas produções estão conquistando a clientela. "Dá para tirar um dinheiro bom. Tenho bastante pedidos”, diz.

Nesta sexta-feira (3), 28 mulheres que fizeram o curso de Confeitaria vão receber seus certificados. A formatura será realizada no auditório do IFSC. Será a penúltima turma do Qualifica Mulher formada pelo IFSC Criciúma.

O Qualifica Mulher é resultado de uma parceria entre os câmpus Tubarão e Criciúma do IFSC, com recursos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Nas duas regiões, centenas de mulheres selecionadas pelas prefeituras municipais têm recebido capacitação em áreas como empreendedorismo, inclusão digital e letramento, entre outras. O curso de Confeitaria foi realizado em parceria pelo IFSC Criciúma e pela prefeitura de Balneário Rincão.

“Essas formações objetivam dar oportunidades de emprego, assim como a geração de renda. Elas já estão com uma renda extra, lucrando na prática com o que estão aprendendo no curso. É gratificante. Iniciamos com 28 mulheres e essas 28 estão concluindo e estarão mais bem preparadas. Com essa parceria com o IFSC, outros cursos virão”, afirma a secretária de Educação e Assistência Social, Jucilene Fernandes.

O curso

Além de proporcionar uma nova fonte de renda, o curso também teve como objetivo incentivar o empoderamento das mulheres na vida pessoal e profissional. “Como em todos os cursos realizados nos municípios, a proposta é uma formação completa das mulheres. Para além da prática de um trabalho que ela possa executar em casa e gerar alguma renda, a construção de uma mulher mais empoderada, que conhece seus direitos e possa gerir e ser dona de um negócio”, explica a coordenadora pedagógica do Qualifica Mulher no IFSC Câmpus Criciúma, Michele Guizzo. Este resultado se percebe na realidade de cada aluna. 

“Eu estava com minha alta estima lá embaixo. O curso me ensinou que as mulheres não precisam de um homem, que a mulher também pode arregaçar as mangas e ser uma empreendedora no mercado do trabalho. Hoje eu posso dizer que sou uma nova mulher”, diz Iara, concluinte do curso.

Também aluna do curso, Fabíola Taraskevicius é formada em Artes Plásticas e também está aproveitando o curso para buscar uma renda extra. Mas, além disso, festeja a possibilidade de se olhar de outra maneira. “Foram dias incríveis. Aprendemos a nos olhar novamente, a reconhecer o potencial de cada uma. Que a gente nunca esqueça que a mulher pode estar em qualquer lugar que ela quiser”, afirma.

Professora do curso e irmã de Fabíola, Tatiana Taraskevicius é naturá de Santo André (SP), formada em Gastronomia e também encontrou no curso a oportunidade de dar aulas. “Foi um desafio, uma superação. Fiquei muito feliz. Eu criei a apostila. Elas saíram de lá com um conhecimento muito forte sobre confeitaria. Passei para elas todas as minhas experiências. Eu faço doces desde 2012 para gerar uma renda e, com isso, eu consegui trabalhar e pagar a minha faculdade”, relata.

Parceria com os municípios

O Qualifica Mulher é um esforço conjunto do IFSC com as prefeituras municipais. Na região de Criciúma, já foram concluídos os cursos realizados em Urussanga, Siderópolis e Içara. Além da formatura de Balneário Rincão nesta sexta-feira (2), na próxima semana acontece a formatura do curso de Maquiagem realizado em parceria com a prefeitura de Criciúma.

A professora Michele Guizzo destaca a importância do trabalho realizado pelas prefeituras, através da Assistência Social, de selecionar mulheres que realmente precisam e vão aproveitar o curso ao máximo. “A turma de Balneário Rincão cresceu muito no curso e junto com a professora conseguiram fazer produtos de muito valor agregado, com forte apelo de vendas. Tenho certeza de que terão muito sucesso. Já temos alunas trabalhando e vendendo seus produtos, então ficamos muito felizes com o resultado do curso no Balneário Rincão. Muito porque também foi um público selecionado pelo CRAS [Centro de Referência em Assistência Social], é um público que já é atendido pela Assistência Social, então é um público muito selecionado, vulnerável, que precisava desse apoio. O Balneário Rincão é um marco muito importante para o Qualifica Mulher”, afirma.

 

 

CÂMPUS CRICIÚMA EXTENSÃO

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.