Enade 2019: conheça os cursos do IFSC que participarão do exame

GOVERNO FEDERAL Data de Publicação: 24 jul 2019 11:29 Data de Atualização: 30 jul 2019 08:52

Este ano, os alunos ingressantes e concluintes de 11 cursos do IFSC deverão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 24 de novembro. Os cursos a serem avaliados são: Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia. Estudantes dis cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecatrônica, mesmo não estando prioritariamente listados como participantes do exame, também participarão da avaliação fazendo as provas da Engenharia Elétrica e da Engenharia de Controle e Automação, respectivamente.

A inscrição dos estudantes é responsabilidade dos coordenadores de curso, entre 1º de julho e 11 de agosto. Todos os concluintes, entretanto, deverão preencher um cadastro de informações e responder ao Questionário do Estudante até 21 de novembro. Se necessitarem, deverão pedir atendimento específico, especializado ou por nome social. Esses procedimentos são feitos exclusivamente pela internet, no Sistema Enade.

Deverão ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos que fazem parte das áreas avaliadas em 2019. Os ingressantes ficam dispensados de participar do exame, mas precisam ser inscritos. Já os concluintes precisam participar para terem o direito a colar grau. A participação no Enade envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova.

Prova

A prova do Enade tem duração de quatro horas e é composta por dez questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação. As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. O que é avaliado no componente específico está listado nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do Inep.

Confira o conteúdo programático de cada prova nas Portarias com diretrizes de prova.

Informações importantes

O aluno ingressante é aquele que tenha iniciado o curso no ano de 2019, esteja devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo integralizada até 30 de agosto de 2019.

Para cursos de bacharelado, o Enade considera como aluno concluinte habilitado aquele que tem expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que tenha 80% ou mais da carga horária mínima cumprida até 30 de agosto de 2019. Já para cursos superiores de tecnologia, é considerado como aluno concluinte habilitado aquele que tem expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2019 ou que tenha 75% ou mais da carga horária mínima cumprida até 30 de agosto de 2019.

Alunos que tiverem colado grau até dia 30 de agosto de 2019 não participarão do Enade 2019.

Para mais informações sobre preenchimento de questionário, realização da prova, entre outros, consulte:

Principais datas do Enade 2019

- Inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados (responsável: coordenador de curso) – 1º de julho a 11 de agosto

- Preenchimento do cadastro de informações pessoais dos estudantes concluintes (responsável: estudantes) – até 21 de novembro

- Preenchimento do Questionário do Estudante (responsável: estudante) – de 2 de setembro a 21 de novembro

- Indicação do curso pelo estudante concluinte de mais de uma inscrição (responsável: estudante) – 3 de setembro a 1º de outubro

- Divulgação do local de prova – a partir de 8 de novembro

- Aplicação da prova – 24 de novembro

- Divulgação da relação de estudantes em situação regular – a partir de janeiro de 2020

- Divulgação dos resultados do Enade 2019 – a partir de 31 de agosto de 2020

GOVERNO FEDERAL NEWS