O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Consup homologa resultados das eleições 2019

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 17 dez 2019 15:43 Data de Atualização: 17 dez 2019 16:44

O Conselho Superior (Consup) homologou nesta segunda-feira (16) o resultado das eleições 2019, nas quais foram escolhidos o reitor e os diretores-gerais de 21 câmpus para o período 2020-2024. O presidente da Comissão Eleitoral Central, William Peres, agradeceu a todos os envolvidos no pleito seja pela dedicação quanto à receptividade pelo trabalho em conjunto. 

Ele mencionou ainda o alto número de denúncias formais, tanto na comissão eleitoral (21) quanto na Ouvidoria (15). “Isso demonstra a polarização que aconteceu neste processo”, destacou William. O presidente da Comissão também apresentou os resultados com os índices de votação para a Reitoria – 27,51 para o reitor eleito Maurício Gariba Júnior; e 22,79 para André Dala Possa.  Quanto às eleições para as direções dos câmpus, o presidente da Comissão eleitoral ratificou o nome de cada eleito para os câmpus e relatou aos conselheiros as próximas etapas do trabalho, que vão incluir a elaboração da prestação de contas e do relatório final.

William destacou como ponto positivo o alto número de votantes, o que segundo ele, mostra a democracia no processo de escolha pelo novo dirigente. O fato pela data da eleição ter sido em final de semestre é apontada por Peres como um ponto que pode ser repensado para o próximo pleito. 

Após a homologação do processo eleitoral por parte dos conselheiros, a reitora Maria Clara Kaschny Schneider esclareceu sobre os trâmites legais a partir de então. Segundo ela, após o encerramento de todo o processo por parte da Comissão Eleitoral, o mesmo é enviado e protocolado no Ministério da Educação (Mec). A partir daí, comissões técnicas, consultoria jurídica do Mec (Conjur). Por fim, a Casa Civil e a nomeação. 

Maria Clara salientou que seu mandato termina em 18 de abril próximo. No entanto, os mandatos dos atuais diretores encerram em 1 de fevereiro. Assim, possibilidades como nomeação pro tempore estão sendo estudados pela Procuradoria Jurídica da Instituição. 

Para consultar todos os resultados finais das eleições para a Reitoria e os câmpus, clique aqui.
 

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.