Nova equipe gestora assume direção do Câmpus Canoinhas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 30 abr 2020 12:37 Data de Atualização: 23 ago 2021 17:47

Eleito para a gestão 2020-2024, o professor Joel José de Souza é o novo diretor-geral pro tempore do Câmpus Canoinhas, em substituição à professora Maria Bertília Oss Giacomelli. Junto com professor Joel, assumem os demais membros da equipe: Francis Saibel, como chefe do Departamento de Administração, e Magali Regina, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão. As portarias de nomeação foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30).

Liderar a equipe frente aos desafios impostos pelo distanciamento social adotado como medida de enfretamento à pandemia de Covid-19, como adaptação ao uso das tecnologias remotas, e manter o câmpus em contato com a comunidade são os principais desafios da nova gestão. “O nosso papel, além de ajudar na manutenção da saúde mental de servidores e alunos, é usar as possibilidades de cada eixo em desenvolver projetos que auxiliem a comunidade a enfrentar a pandemia”, enfatiza professor Joel.

Fortalecer o trabalho com os dois públicos, interno e externo, faz parte do plano de trabalho da nova gestão, eleita em processo democrático com a participação de alunos e servidores (professores e técnico-administrativos) no final do ano passado. A eleição foi realizada no dia 13 de novembro e teve Joel como candidato único do câmpus.

“Queremos aprofundar a gestão democrática, aproximando a instituição das necessidades da comunidade externa, e ampliar os espaços de diálogo com a comunidade interna para a tomada de decisões”, ressalta o novo diretor, que garante que a equipe está motivada e animada. “Temos um grupo unido em torno do desafio. Gostaria de destacar a parceria com a gestão da Bertília no processo de transição, fundamental para dar segurança à nova equipe gestora”, afirma.

Completam o novo grupo gestor as servidoras Andressa Cassias Pereira e Cristiane Vieira dos Santos Furst, como assessora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e assessora da Direção-geral, respectivamente. As portarias de designação também saíram nesta quinta.

Avaliação

Diretora do Câmpus Canoinhas desde 2011 e principal articuladora da implantação do câmpus, mesmo antes da inauguração, Maria Bertília deixa a gestão para reassumir a docência. Bertília tem graduação em Química Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado em Química Inorgânica e doutorado em Química Analítica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Entregamos hoje um câmpus consolidado”, enfatiza Bertília, citando os cerca de mil alunos em mais de dez cursos regulares, técnicos, técnicos integrados, superiores e de pós-graduação, além dos cursos de curta duração. “E estamos crescendo cada vez mais”, orgulha-se.

Dentre as últimas conquistas, Bertília cita as obras em andamento do Bloco Agrícola destinado ao curso superior de Agronomia, com conclusão estimada para o início de 2021, e a instalação do contêiner para o Grêmio Estudantil dos cursos técnicos e diretórios acadêmicos dos cursos superiores. “A ampliação dos laboratórios é essencial para o desenvolvimento de ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Já o espaço para os estudantes é importante para o fortalecimento da luta estudantil”, destaca.

Primeira instituição federal de educação no Planalto Norte catarinense, o Câmpus Canoinhas do IFSC cresceu muito desde sua inauguração, há uma década, e é referência não só para o município, mas para toda região, graças a inúmeras parcerias, ao trabalho dos servidores e comprometimento dos alunos, como lembra Bertília. “Quero agradecer à Amplanorte [Associação dos Municípios do Planalto Norte], prefeitos, vereadores, empresários, alunos e pais, terceirizados e servidores do IFSC, em especial aos queridos do Câmpus Canoinhas. Foi muito gratificante para uma educadora, jamais será esquecido”, agradece.

Confira o vídeo de agradecimento gravado por Bertília e pela equipe da gestão 2016-2020 (chefe do Departamento de Administração, William Sadao Hasegawa, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, Andreia Hoepers, e assessora do Departamento de Ensino, Juliete Alves dos Santos Linkowski):

Confira no Blog do IFSC as atribuições dos diretores de câmpus e do reitor do IFSC.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS