Sustentabilidade e solidariedade: servidores do Câmpus Araranguá doam sabão produzido a partir de óleo de cozinha

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 05 mai 2020 09:46 Data de Atualização: 06 out 2020 12:05

Um projeto de servidores do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tem colocado em prática a sustentabilidade para gerar solidariedade. Com equipamentos utilizados no Câmpus para o reaproveitamento de resíduos, o grupo está produzindo sabão em pó e sabão líquido a partir do óleo de cozinha usado. Os produtos foram doados ao Lar de Idosos São Vicente de Paulo, como forma de contribuir com medidas que ajudem na prevenção à pandemia de coronavírus.

No último sábado (2), foram doados 30 litros de sabão líquido e 1,2 kg de sabão em pó. A produção é do Núcleo de Gestão de Resíduos do Câmpus Araranguá.

O núcleo foi criado para qualificar e ampliar as ações previstas no Plano de Gestão de Logística Sustentável do IFSC (PLS). A partir do trabalho do núcleo, o Câmpus Araranguá criou um plano de gerenciamento de resíduos para atender as diferentes demandas dos setores da instituição, com orientações sobre a manipulação e descarte adequadas dos resíduos produzidos diariamente.

Contando com a colaboração de servidores de diferentes áreas do Câmpus Araranguá, o núcleo vem desenvolvendo equipamentos e dispositivos para a reciclagem de materiais como papel, plásticos, alumínio e também óleo vegetal usado. Alguns dos equipamentos foram desenvolvidos pelos próprios alunos, nas disciplinas em que os estudantes do curso de ensino médio técnico em Eletromecânica precisam elaborar um projeto que integre os conhecimentos de todo o curso.

“Por sorte, desde que começamos com esta prática tivemos uma grande aceitação pelo fato de que os projetos dos alunos têm uma utilização real. Além disso, temos trabalhos na área teórica, realizando por exemplo um levantamento da composição das lixeiras do Câmpus a fim de verificar se a coleta seletiva implementada há cerca de dois anos está funcionando e se é possível aplicar algumas medidas para melhorá-la”, explica Renato Diaz de Santa Helena, coordenador do núcleo.

Dos projetos dos alunos, saíram equipamentos como prensa, triturador de materiais como plástico, alumínio e papel, estufa para o controle de umidade e um filetador de garrafas pet. Neste momento, nem todos os equipamentos estão prontos ou em pleno funcionamento, o que faz o núcleo se dedicar apenas a testes dos produtos, com o exceção do sabão, cujo equipamento necessário já está pronto.

A ideia de produzir sabão a partir de óleo de cozinha usado partiu da vontade de fortalecer as ações que o Câmpus vem fazendo no contexto da pandemia de coronavírus, com produção de protetores faciais, confecção de máscaras de tecido e doação de alimentos. A partir de insumos que estavam disponíveis, o núcleo decidiu entrar em ação.

“Nesta linha, o núcleo resolveu produzir sabão líquido e em pó a partir do óleo de cozinha usado doado pelos servidores para distribuir à instituições que estejam enfrentando maiores dificuldades nesta pandemia, reforçando assim seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade”, conclui.

Além de Renato, integram o núcleo os servidores Ariel Teixeira, Angela Götzke, Daniel Munari, Daniel Cichella, Daniel Generoso, Elder Pescador, José Luiz de Souza e Patrick Luchtemberg.

Instituições de Araranguá podem entrar em contato com o núcleo, que verificará a possibilidade de novas produções de sabão líquido e sabão em pó. Outros Câmpus do IFSC ou entidades interessadas podem também receber o protocolo desenvolvido pelo núcleo com o passo a passo para a produção. Para ambos os casos, o contato é renato.diaz@ifsc.edu.br.

CÂMPUS ARARANGUÁ INSTITUCIONAL