O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto multidisciplinar desenvolve modelo específico de análise da Covid-19 em Caçador

PESQUISA Data de Publicação: 28 abr 2020 16:05 Data de Atualização: 28 abr 2020 16:21

A Pandemia da Covid-19 está movimentando não só a rotina dos brasileiros, mas principalmente todos os ambientes que respiram ciência, sejam elas na área da saúde, da tecnologia, da sociologia, da economia, e tantas outras. Há aqueles casos em que profissionais dessas diversas zonas de conhecimento unem-se em um trabalho transdisciplinar para obtenção de resultados. Existem ainda aquelas situações em que o problema é tratado sob cooperação de diferentes instituições de pesquisa. Esse é o caso do projeto desenvolvido pelos professores do Câmpus Caçador, Jean Marcel de Almeida Espinoza e Vitor Sales Dias da Rosa, com a colaboração externa de dois pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Bento de Almeida Gonzaga e Tatiana de Almeida Espinoza.

Comumente a literatura especializada em epidemias e pandemias traz modelos já estabelecidos. Com a finalidade de conhecer a realidade desse momento de Coronavírus em Caçador (SC), o projeto trabalha com um modelo ajustado para o município. “Esse modelo está sendo desenvolvido utilizando um software de modelagem computacional denominado Vensim Ple, que tem uso gratuito para fins públicos e educacionais”, conta Jean. Segundo ele, a demanda surgiu em virtude de modelos disponíveis serem parametrizados para realidade de Santa Catarina e para o país, fugindo da realidade local. Além disso, o fato de ter formação multidisciplinar em Física e Biologia, despertaram seu interesse para o desenvolvimento do modelo. Espinoza também é doutor em sensoriamento remoto.

O professor explica que a base do projeto é um modelo matemático que descreve a dinâmica de variáveis ambientais (e biológicas) no tempo. Assim equações diferenciais ordinárias (EDOs) descrevem as variáveis envolvidas e suas relações. “O modelo proposto funciona tendo inputs, como por exemplo população local, grau de mobilidade, probabilidade de contágio, tempo para melhora, proporção de mortalidade e número atua de contaminados confirmados; e outputs, como total de indivíduos suscetíveis, curados, infectados, mortos esperados, entre outros, expostos graficamente para o usuário. O modelo utiliza os conceitos de dinâmica de sistemas, modelos dinâmicos, EDOs e os conceitos de epidemias e ciclos epidêmicos”, enfatiza Espinoza.

Jean, que é professor de Física e Fenômenos de Transportes dos cursos técnicos integrados na área de Plásticos, Administração e Informática e também de Engenharia de Produção, destaca que uma prévia do modelo já foi repassada à Secretaria de Saúde de Caçador, para que possam projetar os cenários de evolução temporal da epidemia. “O modelo vai permitir a geração de cenários da dinâmica local da pandemia, auxiliando no planejamento das estratégias da Secretaria. Ele alerta que ainda assim se faz necessária uma calibração a ser feita em colaboração com o órgão municipal, além de um treinamento online para o uso adequado. “A ideia é seguir em contato com a Secretaria de Saúde e evoluir o desenvolvimento do modelo proposto, ajustando ao máximo o mesmo a realidade local”, revela.

Tatiana e Bento, que integram o grupo de pesquisa Geoma com Jean, colaboraram na elaboração das ferramentas computacionais desenvolvidas. 

PESQUISA NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.