Egressos do curso superior de tecnologia em Alimentos são aprovados para mestrados

ENSINO Data de Publicação: 01 set 2021 16:55 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:34

Neste período de encerramento de semestre e conclusão de curso para as turmas formandas, dois estudantes do curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas têm um motivo a mais para comemorar: a aprovação direta em cursos de mestrado em universidades federais. João Vitor de Araujo Silva foi aprovado no mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul, e Larissa Quadros foi selecionada para o mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Pato Branco.

Mesmo antes de se decidir por qual faculdade fazer, João Vitor já sonhava em fazer mestrado. “Esse anseio surgiu pela afinidade de me comunicar com as pessoas e também pela vontade de emanar o meu conhecimento de uma forma mais abrangente. Penso que o mestrado seja o caminho para dar continuidade a esse sonho”, conta João, que vai seguir na linha de Microbiologia e Bioprocessos.

Para Larissa, seguir estudando também estava em seus planos. “Eu sempre fui apaixonada por pesquisa, me vejo realizada na área acadêmica”, comenta a mestranda, que se decidiu pela linha de pesquisa em Tecnologia do Processamento de Alimentos. Suas aulas na UTFPR já começaram na segunda semana de agosto, da mesma forma como concluiu sua graduação no IFSC, com atividades não presenciais.

“Mesmo esse último ano sendo difícil, finalizando uma graduação em meio a uma pandemia, todos os professores deram o seu melhor e conseguiram passar muito mais que conhecimento através das telas. Passavam empatia, compreensão e força. Eles conseguiram reforçar o quanto a Tecnologia em Alimentos é uma área que tem muito a ser estudado, é inovadora e apaixonante”, exalta Larissa.

Com João Vitor, a relação não foi diferente. “O IFSC foi fundamental para eu entender e me conhecer enquanto estudante. A instituição me possibilitou ir além do que eu imaginava enquanto pessoa também. Tive oportunidade de ter um contato direto com professores doutores mega capacitados e com o mesmo anseio que o meu: contribuir de forma significativa para o avanço da ciência.”

Em reconhecimento às oportunidades que tiveram no IFSC, os dois estudantes sonham em também se tornarem exemplo para outros jovens. “Ter professores assim me motivou a estudar cada vez mais para um dia, quem sabe, conseguir ser uma profissional que consiga incentivar e apoiar outras pessoas como eles fizeram comigo”, planeja Larissa. “Eu vou ser eternamente grata a todos do IFSC, eles me guiaram até aqui.”

João Vitor também é enfático: “Quero ir sempre além, ajudar o maior número de pessoas possível e servir de exemplo para outros estudantes como eu. Quero que saibam que, mesmo sem recursos ou condições, todos podem ir em busca de seus ideais!”

ENSINO CÂMPUS CANOINHAS NEWS