Câmpus Florianópolis terá bacharelado em Design na próxima oferta de cursos superiores

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 19 nov 2021 16:11 Data de Atualização: 19 nov 2021 16:41

Uma das novidades na próxima oferta de cursos superiores e de graduação no IFSC (sempre feita via Sisu) é o novo curso de Bacharelado em Design – uma atualização do então curso superior de tecnologia em Design de Produto.

De acordo com a coordenação do curso, em 2022 ele completaria 20 anos de formação tecnológica. “Durante duas décadas nosso curso exerceu um papel muito importante na formação de profissionais altamente qualificados para o mundo do trabalho com destaques nacionais e internacionais. Foram conquistados diversos prêmios, concursos e o nível máximo de avaliação do MEC/Inep obtendo nota 5”, lembra o atual coordenador, professor Aldrwin Hamad.

As rápidas transofrmações das duas últimas décadas, em todas as áreas do conhecimento e de atuação profissional, acabaram por exigir, na visão do corpo docente e coordenação, uma atualização drástica na formação do profissional de Design de Produto. “São novas tecnologias de fabricação, novas realidades de interação, novas demandas de mercado, novas responsabilidades diante da sociedade e do ambiente” detalha Hamad.

Diante dessas percepções, desde 2014 o grupo de professores decidiu atualizar e propor um novo curso com objetivo de atender essas novas demandas. Durante cinco anos foram analisados currículos, estratégias de ensino e aprendizagem e boas práticas educacionais tanto de instituições brasileiras como do mundo inteiro.

Os docentes perceberam que era necessária uma série de atualizações, de conteúdos e práticas, que iriam além de uma mudança curricular. “A migração do curso superior em tecnologia para o bacharelado acabou sendo uma decisão consensualizada na comunidade do curso, com amplos debates com os professores e alunos, compreendendo a necessidade do que é percebido não só pelo mundo do trabalho como também pelas instituições que avaliam e comparam cursos superiores no país”, conta o coordenador

Segundo ele, os cursos de bacharelado tendem a ter menos entraves e maior possibilidade de flexibilização das atualizações de componentes curriculares e formação de trilhas educacionais mais personalizadas, bem como de otimizar a carga horária e preparar um curso em alinhamento com iniciativas de pós-graduação – expansão que já está sendo pensada no Câmpus Florianópolis.

Principais mudanças

Redução da carga horária total do curso
- curso atual: 3200h
- novo curso: 2640h

Redução do tempo de integralização
- curso atual: mínimo de 8 semestres
- novo curso: mínimo de 7 semestres

Mudança no regime de matrícula
- curso atual: matrícula por módulo
- novo curso: matrícula por unidade curricular

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
- curso atual:  TCC desenvolvido em 1 semestre
- novo curso: TCC desenvolvido em 2 semestres, sendo o primeiro para o desenvolvimento de uma proposta de trabalho e no segundo a implementação do projeto proposto

Optativas
- curso atual:  a única unidade curricular optativa é LIBRAS
- novo curso: possui diversas optativas contemplando variadas áreas como design gráfico, design cerâmico, design de superfícies, design de moda, game design, processos de fabricação digitais, entre outros.

Atividades de Extensão
- curso atual:  atividades de extensão por iniciativas isoladas dos professores
- novo curso: atividades de extensão curricularizadas, ou seja, incorporadas nas unidades da matriz curricular, totalizando 264h de extensão, tornando o aluno protagonista da transformação social do seu entorno

Projeto Integradores